quinta-feira, 24 de junho de 2021

PAUL & LINDA McCARTNEY - 3 LEGS - 1971


“3 Legs” é a segunda música do álbum de 1971 de Paul e Linda McCartney Ram. Enquanto John Lennon e, em menor grau, George Harrison se sentiam à vontade para falar abertamente sobre os Beatles, a Apple e seus problemas associados, Paul McCartney preferia expressar suas objeções em metáforas e ambiguidades. Então, embora seja tentador ver “3 Legs” simplesmente como uma alegoria de sua transição de Beatle para artista solo e homem de família, isso está longe de estar certo. O engenheiro de estúdio Eirik Wangberg disse que a música foi inspirada em uma imagem desenhada pela jovem Heather McCartney. Seu pai originalmente intitulou a música 'A Dog Is Here', de acordo com sua folha de letras manuscrita.

Independentemente de suas intenções, McCartney passeou por versos como “Quando eu pensei que você era meu amigo / Mas você me decepcionou / Coloquei meu coração na curva” e “Meu cachorro tem três pernas / Mas ele não pode correr”, seria analisado por legiões de observadores dos Beatles em todo o mundo. E Paul não pode ter deixado de reconhecer que os versos seriam interpretados como comentários sobre sua antiga banda. Talvez ironicamente, Lennon declarou gostar da música, listando-a como uma das melhores gravações do Ram. “Achei ‘Ram’ horrível! ‘McCartney’ era melhor porque pelo menos havia algumas músicas nele, como ‘Junk’. Gostei do início de ‘Ram On’, do início de ‘Uncle Albert’ e de alguns versos de ‘My Dog’s Got Three Legs’. Eu gostei um pouco sobre 'Mãos do outro lado da água', mas ele tropeçava o tempo todo. Não gostei nem um pouco disso". Declarou John Lennon.

“3 Legs” foi uma das últimas canções das sessões de Ram nas quais o guitarrista David Spinozza tocou. Logo depois ele foi substituído por Hugh McCracken. “Há uma faixa que é fofa, uma melodia de blues, que me diverti fazendo chamada “3 Legs”. Nós dois tocávamos guitarra acústicas e às vezes Paul tocava piano, mas nunca tocou baixo enquanto estávamos lá. Ele fez overdub no baixo mais tarde. Foi um pouco estranho, porque baixo, bateria e guitarra seriam mais confortáveis”, disse David Spinoza“3 Legs” começou a ser gravada em 16 de de novembro de 1970 no CBS Studios, em Nova York, sendo finalizada no Sound Recorders, em Los Angeles, em março. Paul McCartney: Vocais, guitarra acústica, backing vocals, baixo, guitarra elétrica e pandeiro, Linda McCartney: Backing vocals; Denny Seiwell: Bateria e pandeiro; e David Spinozza: Guitarra acústica e guitarra elétrica.
Dois filmes promocionais para foram gravados para canções de Ram“3 Legs” e “Heart Of The Country”. Foram produzidos por McCartney e editados por Ray Benson, que já havia trabalhado no filme Magical Mystery Tour. O filme de “3 Legs” consiste em Paul e Linda cavalgando por suas terras em Mull of Kintyre, na Escócia. Ambos os vídeos foram exibidos no Top Of The Pops da BBC em 24 de junho de 1971.

Um comentário:

roque22 disse...

Gosto bastante desta música do RAM!