terça-feira, 15 de junho de 2021

JOHN LENNON - NOBODY TOLD ME - SENSACIONAL!*****


Publicada originalmente em 16 de junho de 2017.
“Nobody Told Me” foi gravada em 7 de agosto de 1980 e lançada como single em 9 de janeiro de 1984 no Reino Unido e 5 de janeiro de 1984 nos EUA, produzido por John Lennon e Yoko Ono. Embora Lennon originalmente pretendesse que Ringo Starr gravasse “Nobody Told Me”, a música permaneceu inédita até o álbum póstumo de 1984, Milk And Honey.
Lennon começou a música em 1976, quando escreveu e gravou o que era então conhecido como "Who's Talkin', Nobody's Talkin". Realizado em um piano com um suporte de bateria, a música tinha a maior parte da letra final de “Nobody Told Me”, e os acordes estavam no lugar, embora fosse necessário algum ajuste antes de completá-la. Lennon adicionou mais vocais e uma faixa de guitarra acústica na demo de 1976 antes de gravar o Double Fantasy. Ele então gravou uma nova versão da música, destinada a Ringo Starr. Ringo considerou gravar a música para seu álbum de 1981, Stop And Smell The Roses, mas, após a morte de Lennon, decidiu que não conseguiria mais gravar nenhuma de suas músicas.

Um dos versos, "Há um pequeno ídolo amarelo ao norte de Katmandu", foi adaptado das primeiras linhas do poema de J. Milton Hayes de 1911, O Olho Verde do Deus Amarelo: “Há um ídolo amarelo de um olho ao norte de Katmandu, há uma pequena cruz de mármore abaixo da cidade; Há uma mulher com coração quebrado no túmulo de Mad Carew, e o Deus Amarelo para sempre olha para baixo”. “Nobody Told Me” também traz outro verso curioso: "There's UFO's over New York and I ain't too surprised" (Há UFOs em Nova York, e eu não estou muito surpreso) - Isso foi inspirado pela suposta visão de Lennon de um OVNI em 1974. Nas notas de seu álbum Walls And Bridges havia escrito: "No dia 23 de agosto de 1974 às 9 horas eu vi um UFO - JL".

Lennon gravou “Nobody Told Me” no estúdio Hit Factory de Nova York em 7 de agosto de 1980, o segundo dia das sessões do Double Fantasy. Gravaram dez tomadas, a melhor foi selecionada para Milk And Honey“Nobody Told Me” foi lançada como o primeiro single do álbum, junto com a música de Yoko Ono, "O 'Sanity", como lado B. “Nobody Told Me” alcançou o número cinco no Billboard Hot 100 nos Estados Unidos e número seis no quadro de singles do Reino Unido. John Lennon – vocal e guitarra; Earl SlickHugh McCracken – guitarras; Tony Levin – baixo; George Small – teclados; Andy Newmark – bateria; e Arthur Jenkins – percussão.

Nenhum comentário: