domingo, 1 de agosto de 2010

THE CONCERT FOR BANGLADESH


No dia 1º de agosto de 1971 aconteceu o Concerto Para Bangladesh, primeiro grande evento beneficente da história do rock, realizado para angariar fundos que seriam destinados às vítimas da miséria na Índia. Organizado pelo ex-beatle George Harrison, o espetáculo aconteceu no Madison Square Garden, em Nova York.

O show teve enorme repercussão pelo mundo inteiro. E, também, muitos problemas envolvendo principalmente seu lançamento em disco. A Capitol, distribuidora da Apple, gravadora dos Beatles, queria lançar o álbum triplo por ter George Harrison sob contrato. Mas a outra grande atração do concerto foi Bob Dylan, do cast da Columbia. Esta então passou a reivindicar os direitos de lançamento. A pendência se arrastou por longos meses, sendo vencida pela EMI, proprietária da Capitol.

O espetáculo chegou a sair em vídeo e depois em DVD em edição não autorizada. Em 2004 foi lançada a versão definitiva, em DVD duplo. O primeiro disco traz o show completo, que foi exibido nos cinemas como um documentário dirigido por Saul Swimmer. O segundo vem com um documentário recente sobre a história do Concerto Para Bangladesh, números musicais gravados durante a passagem de som e o show vespertino – na verdade, aconteceram dois espetáculos, à tarde e à noite –, e o making of do filme e do disco, com depoimentos dos profissionais envolvidos.

Além de George Harrison e Bob Dylan, participaram Ringo Starr, Billy Preston, Leon Russell, Ravi Shankar, Eric Clapton e a superbanda Badfinger. Entre as canções, My Sweet Lord, It Don’t Come Easy, Beware Of Darkness, While My Guitar Gently Weeps, Jumpin’ Jack Flash, Here Comes The Sun, A Hard Rains’A Gonna Fall, Blowin’ In The Wind e Something. O ponto mais alto do show é o final, na útima canção: George se emociona, tira a guitarra e deixa o palco ovacionado. Os músicos continuam quebrando o cacete, meio sem saber o que deviam fazer.


Para fazer os downloads dos dois discões, clique nos links:

DOWNLOAD CD 01

http://www.4shared.com/file/MifcsfUp/Concert4Bangladesh_obaudoedubl.html

DOWNLOAD CD 02
http://www.4shared.com/file/1IbGTNv2/Concert4Bangladesh_obaudoedubl.html


Agora a gente confere um momento absolutamente mágico, George Harrison e Bob Dylan ensaiando "IF NOT FOR YOU" para o show que marcou o retorno de Bob Dylan aos palcos. Senhoras e senhores, o Baú do Edu orgulhosamente tem o prazer de apresentar MR.GEORGE HARRISON & MR. BOB DYLAN - IF NOT FOR YOU! Abração a todos!


7 comentários:

Edu disse...

Replay em ho menagen a um amigo velho!!!

Anônimo disse...

Grande eu baixei o show, foi demais, Wah Wah, While my guitar gently weeps, etc, foda!

Marco disse...

Simplesmente demais. É o melhor discão que eu tenho na minha modesta coleção. Quando eu for à Brasília vamos fazer uma session para ouvir num sábado de tarde. Um encontro de velhos amigos reverenciando velhos amigos que se encontraram para tocar. Vai ser bom.

KRÜGER disse...

Valeu pelos links pra download! Muito bom!!

Ana Luisa disse...

Pode disponibilizar o link de download do video do show completo?
Agradeço desde já!

Edu disse...

Infelizmente, não é assim que funciona. Sorry!

DOUGLAS SENA disse...

Valeu demais cara. Belo blog.