sexta-feira, 8 de julho de 2011

THE BEATLES - PAPERBACK WRITER / RAIN

"Paperback Writer" é uma canção escrita por Lennon & McCartney e gravada pelos Beatles em 1966. Foi lançada como Lado A do single que tinha a canção "Rain" como Lado B, e alcançou o topo das paradas britânica e americana. Anos depois, foi incluída nos álbuns Hey Jude, The Beatles 1962–1966, Past Masters, Volume Two e 1.
O single foi o primeiro dos Beatles que não falava de amor, e a letra da canção foi escrita como uma carta enviada por um autor a um editor de livros pedindo para aceitar seu novo livro. A inspiração teria surgido de uma carta real enviada a Paul por um aspirante a escritor.
A composição da canção é creditada a Lennon & McCartney, embora muitos acreditem que a canção tenha sido escrita apenas por Paul. Entretanto, em entrevista na década de 90, ele disse: "Eu cheguei à casa de John e lhe falei sobre a ideia de escrever uma canção sobre um autor, como uma carta para um editor. Então, nós fomos à sala de música dele e colocamos a melodia. Posteriormente, John e eu nos sentamos e terminamos a canção, mas ela foi creditada a mim porque a ideia original era minha".

Em uma primeira leitura, a letra de "Rain" parece fazer referência as pessoas que reclamam do clima. Mas, em uma análise mais profunda, propõe a libertação dos valores morais pré-estabelecidos. Além disso, sugere um estado de consciência alterado, não somente pelos seus versos, mas também pelos vocais arrastados e nos instrumentos tocados de forma mais lenta, porém pesados.
O último verso de "Rain" inclui um trecho tocado ao contrário, tendo sido um dos primeiros usos dessa técnica em um disco. George Martin disse que a ideia foi dele, mas John Lennon, afirmou: "Após a sessão de gravação da canção - que terminou às quatro ou cinco da manhã - eu levei a fita para casa para ver o que mais eu poderia fazer. E eu estava meio cansado, não sabendo bem o que estava fazendo, e coloquei no gravador de forma incorreta, tocando-a ao contrário. E gostei. Foi o que aconteceu." "Rain" acabou se tornando uma das preferidas dos integrantes da banda e também dos fãs. Ringo Starr considera a canção um de seus melhores desempenhos como baterista, e Paul McCartney declarou várias vezes que é uma das suas preferidas.

8 comentários:

Paulo Henrique disse...

Paperback Writer a primeira música que não fala de amor?? Achei que fosse "Nowhere Man"

RafaCruz disse...

Duas excelentes músicas, gosto muito mesmo de Paperback Writer, é uma de minhas favoritas, e Rain também é muito boa.

Bjs
Rafa
rafadeoliveira-tudosobrequalquercoisa.blogspot.com

Alysson Vitorino disse...

Lembro-me da tentativa de seguir a música conforme estúdio nos shows. Paperback writer com milhares de pessoas gritando... Não deve ter ido fácil.

LUCY disse...

Show, Edu! Como sempre!!!

Magic Alex disse...

Esse blog está cada dia melhor!Parabéns Edu meu amigo!!!

João Carlos disse...

Mais dois clássicos.Texto mais que correto.Curioso é que na capa do single todos viraram "canhotos".

Leonardo Polaro disse...

MTV, agradeça aos fab four por sua existência...!!!

Valdir Junior disse...

Duas excelentes musicas , já bem distantes das musicas iniciais, e alem de tudo ainda são atuais ainda hoje !!!
Os clips então são simples e tão verdadeiros que até assustam !!
As guitarras tambem começaram a ser mais destacadas e com mais arranjos .