sábado, 14 de abril de 2012

THE BEATLES - TOO BAD ABOUT SORROW

Por Valdir Junior

Em Janeiro de 1969, quando os Beatles começaram a gravar o projeto do disco/filme “ Get Back” nos estúdios de Twickenham em Londres, nenhum deles, com exceção, talvez, de McCartney, estavam com vontade nenhuma de tocar uns com os outros novamente depois das sessões pra lá de tensas e baixo astral do Álbum Branco. Para tentar quebrar o clima e injetar um pouco de energia, eles começaram longas ‘jam sessions’ onde tocavam os rocks que os influenciaram (Elvis, Buddy Holly, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, etc...) assim como rascunhos de canções que vinham trabalhando individualmente e ali, eram mostradas aos outros para juntos, tentarem chegar a uma forma mais definitiva e adequada para a canção. Ou não. Para quem já escutou um pouco dessas sessões nos milhares de bootlegs que existem por aí, consegue perceber como oscilava (a maioria das vezes mais para baixo) o desempenho deles na execução dessas musicas, e quando alguma não conseguia contagiar os outros, o autor desistia e partia para a próxima. Como sabemos, muitas dessas musicas acabariam depois aparecendo em discos solos (lembrando que o All Things Must Pass do George tem muita musica desse período, assim como McCartney, Ram, Plastic Ono Band e Imagine). Algumas dessas velhas canções nunca mais foram trabalhadas e ficariam esquecidas nessas sessões e, se caso não existissem os Bootlegs, nunca teríamos conhecimento delas.
Uma dessas tantas canções “perdidas” é bem peculiar e se chama “ Too Bad About Sorrows”. Existem pouquíssimas referências a essa musica. Alguns dizem que ela é uma das primeiras musicas compostas pela dupla Lennon & McCartney (o próprio Paul acha que essa talvez seja a primeira) em 1957, e essa canção foi brevemente relembrada nas Get Back Sessions, mas propriamente em 3 sessões - 06/01, 08/01 e 22/01/1969. O take do dia 22/01 é o mais completo. Como sendo dessa fase inicial de composições de John e Paul ela é bem influenciada pelo estilo e bem próximo das primeiras musicas de Elvis principalmente de seu 1° LP (Elvis Presley) de 1956, e como eles estavam numa onda “de volta às raízes”, nada mais normal voltar ao próprio repertório inicial para se encontrarem e lembrar de quem eram, de onde vieram e para onde estavam indo, e lembrando que uma das canções dessa época “One After 909” acabou se mantendo e resistindo tanto ao tempo quanto a inércia reinante entre os Beatles naquele momento.
“Too Bad About Sorrows” até que é bem legal, talvez, se o clima não fosse tão ruim entre eles essa musica pudesse ter sido mais trabalhada, se tornando outro grande rock and roll dos Beatles. No “Black Album”, há uma pequena versão dessa musica. Provavelmente essa gravação deve ser do dia 06 ou 08, alguma versão mais completa, desconheço em qual disco esteja, se alguém souber por favor fique a vontade...  Com centenas e centenas de horas que existem dessas sessões dá para perceber como deve ter sido difícil montar o disco que acabou sendo o “Let it Be”, já que a quantidade de versões das musicas variavam tanto de qualidade como de “vontade” e também muitos fragmentos de canções que infelizmente não se completariam e essas ideias se perderam. Talvez, nos arquivos da Apple, onde se encontram esses pequenos tesouros, que poderão ou não, vir à tona em algum momento num futuro próximo ou distante, sejam lançadas com um tratamento adequado como o que foi feito com o “Let it Be... Naked”. E, para finalizar, na minha opinião, o homen certo para fazer isso, é Giles Martin.
 Ficou ótimo, amigo Valdir! Uma pena que eles nunca tenham “considerado” essa música. Acho que talvez daqui há 30 anos, alguém faça alguma coisa bacana, talvez o filho do Giles Martin... Por enquanto, para fechar a postagem, a gente confere um cara que conssegue um timbre de voz muito parecido com o de John Lennon. Um tal de Michael Croaker. Nunca tinha ouvido falar. Valeu! Obrigado, Valdir. Abração a todos!

Um comentário:

João Carlos disse...

Beleza Valdir! O clima por ali de fato só melhorou um pouco quando Billy chegou! Sobre as sessões tenho poucas esperanças. Parece que os registros são dos gravadores das câmeras (muito ruins). Não há material registrado nos gravadores "profissionais", vide o 2º disco do NAKED.