segunda-feira, 2 de abril de 2012

LEON RUSSEL - NESSA LONGA ESTRADA DO ROCK

"The Mozart", como é chamado pelos seus fiéis e fanáticos fãs, é um ícone do rock’n roll que está na estrada desde os anos 60, e hoje completa 70 anos. Os longos cabelos loiro-acinzentados deram lugar a uma vasta cabeleira branco-neve que continua passando longe de qualquer tesoura.
Nascido em Oklahoma em 2 de Abril de 1941, Claude Russel Bridges aos 14 anos mentiu sobre sua idade para poder tocar em uma boate em Tulsa ao lado de Jerry Lee Lewis. Três anos depois foi para Los Angeles, trabalhar ao lado de grandes nomes como Ike e Tina Turner, como músico e arranjador.
Leon estreou como cantor e músico multi-instrumentista em 1968, lançando um álbum em vinil muito bem recebido pela crítica: Asylum Choir. Seu auge foi nos anos 70, quando o cantor inglês Joe Cocker, aproveitando a maré do estrondoso sucesso em Woodstock, resolveu fazer uma turnê pelos Estados Unidos e convidou Leon Russell para ser arranjador e maestro da banda Mad Dogs & Englishmen. A turnê foi um sucesso e parte dos shows virou um filme que registrou não só as performances de Joe Cocker ao lado de Leon, Chris Staiton, Carl Radle, entre outros, como também o backstage das viagens da turma.
Também em 70, lança The Blue Album , que contou com a participação de grandes músicos como George Harrison e Ringo Starr, Eric Clapton, Steve Winwood, além dos Stones Charles Watts e Bill Wyman. É neste álbum que estão dois de seus maiores sucessos Delta Lady e A Song for You, que embalaram muitos de nossos sonhos eróticos da adolescência. Em 1971, Leon lança Leon Russell and the Shelter People.
Em agosto deste mesmo ano, George Harrison promoveu, no Madison Square Garden, o famoso Concert for Bangla Desh, um dos primeiros eventos beneficentes do mundo da música. Ao lado de Ravi Shankar, Ringo Starr, Bob Dylan e Eric Clapton, Leon Russell mais uma vez brilhou. Sua performance em Jumpin’ Jack Flash, dos Stones, e em Youngblood, assim como o dueto com George Harrison em Beware of Darkness são lendárias. Na apresentação desta música a platéia vai ao delírio quando Leon emerge das sombras com sua voz estridente e envolvente. (Há quem diga que o seu sucesso na noite o teria livrado de uma bronca, por parte da produção do espetáculo, devido ao fato de ter se atrevido a apresentar um sucesso dos Stones num show ao lado de dois ex-Beatles). De lá para cá, Russel mantém uma carreira regular, sempre lançando novos albuns e excursionando, sozinho ou ao lado de grandes estrelas como Neil Young, Bob Dylan, Elton John, entre outros.
Claro que, para encerrar uma postagem especial dessas, não poderia ser um vídeo qualquer. Por isso a gente confere agora, a antológica apresentação de Harrison no Concerto por Bangladesh - Beware Of Darkness, com Leon Russel repartindo os vocais. Valeu! Abração!

5 comentários:

Edu disse...

Pois é... com o passar dos anos, Russel acabou ficando parecido com o irmão gêmeo do nosso Hermeto Paschoal.

Valdir Junior disse...

Esse cara manja e muito de musica , pena que nos últimos anos ficou um poucos esquecido pelo grande publico e também esteve doente um tempo !!
O Elton John que esta dando aquela força para ele agora !! Talento é que não falta alí !!!

Edu disse...

Thanks, Val. Fechou!

João Carlos disse...

A versão de Leon para Beware of Darkness (em estúdio) é simplesmente fantástica.Se vocês não conhecem eu posso mandar para o EDU. Ele usa tablas,sitar etc, e um arranjo de piano fantástico.Vale ouvir e guardar!

Edu disse...

Ôpa! Eu não conheço. Pomandar!