sábado, 7 de abril de 2012

COMO É FEITO O BAIXO HOFNER - SENSACIONAL!

O vídeo abaixo, mostra detalhe por detalhe, como é feito o baixo Hofner modelo violino, popularizado em todo o mundo por ser o instrumento preferido de Paul McCartney. Muito legal!
Paul vinha usando o baixo de Stu, já que este havia saído do grupo às vésperas das gravações com Tony Sheridan. Mas ele não se sentia à vontade com o instrumento invertido. Decidiu ir à loja Steinway Musichaus, em Hamburgo, onde os Beatles estavam fazendo sua segunda turnê. Ele queria comprar um baixo Fender, mas o preço era caro demais para o jovem músico! Então, ele viu o instrumento que, junto com a Rickenbacker de John, e a  gretsch de George Harrison, se tornaria outro ícone dos Beatles. Um simpático instrumento que, por ser completamente simétrico, agradou ao músico canhoto. Seu pequeno peso também foi um fator que agradou à Paul, pois tinha um som encorpado, sem pesar nos ombros. Ele pediu ao vendedor um modelo para canhoto, que na verdade só alterava a posição do escudo e dos controles. Muito provavelmente este Hofner de Paul foi o primeiro modelo para canhotos feito pela fábrica Alemã, especificamente para ele.
O preço, £ 30, foi outro ponto crucial para a aquisição do baixo, pago em 10 módicas parcelas. O som encorpado e a leveza cativaram Paul. As primeiras gravações deste baixo foram feitas em Hamburgo, acompanhando Tony Sheridan. Ele pode ser ouvido em My Bonnie, The Saints, Cry For A Shadow, Why, Nobody's Child, Ain't She Sweet e Take Out Some Insurance..., todas em Junho de 1961. Em Maio de 1962, mais uma vez em Hamburgo com Toni Sheridan, gravou as músicas Sweet Georgia Brown e Swanee River. Em Junho de 1962 foi usado na audição para George Martin, nos estúdios de Abbey Road, nas músicas Besame Mucho, Love Me Do, P.S. I Love You e Ask Me Why. Depois, em Setembro, foi usado na primeira sessão de gravação oficial dos Beatles, How Do You Do It e Love Me Do. As últimas gravações de 1962 com o Hofner foram em Novembro, com as músicas Please Please Me, Ask Me Why e Tip Of My Tongue. O baixo de Paul foi usado durante todo o início deste ano de 1963, nas gravações do LP Please Please Me, do compacto From Me To You / Thank You Girl (que registrou ainda The One After 909), e do "hit-single" She Loves You / I'll Get You Em Julho iniciaram as gravações do novo LP, With the Beatles, e o Hofner foi usado em You Really Got A Hold On Me, Money, Devil in Her Heart, Till There Was You, Please Mister Postman, It Won't be Long, Roll Over Beethoven, All My Loving, I Wanna Be Your Man, Little Child, All I've Got to Do, Not A Second Time, Don't Bother Me e Hold Me Tight. Em 64, o baixo Hofner já era o instrumento oficial de Paul. Usou em todos os shows e gravações. E, com o passar dos anos, a figura do Hofner modelo violino está diretamente associada à imagem de Paul McCartney.

4 comentários:

Valdir Junior disse...

Maravilhoso !!!
Acho que é sonho de qualquer fã dos Beatles ter um baixo desse ( mesmo aqueles que não sabem tocar ) !!!
Definitivamente a imagem do Paul esta associada a esse instrumento !!!

David Duraes disse...

Sensacional, nota 10000000!

Milla M. disse...

UAU!!!

Unknown disse...

e arte pura arte