quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

JOE WALSH - UM HOMEM CHAMADO CAVALO

Quem assistiu ao clássico western de 1970 "A Man Called Horse", dirigido por Elliot Silverstein e estrelado por Richard Harris, entende perfeitamente bem como o título da postagem ficou apropriado.

O incansável Joseph Fidler "Joe" Walsh nasceu em Wichita, no Kansas em 20 de novembro de 1947. É músico, escritor e guitarrista. Foi considerado o 54º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.

Considerado uns dos melhores guitarristas do mundo, Joe Walsh é membro da banda The Eagles há mais de 30 anos. Em 1969, ele substituiu Glen Schwartz assumindo a guitarra do grupo James Gang, a gangue encrenqueira. Walsh provou e se tornou a estrela do grupo, ele inovou o ritmo da banda e criou diversos riffs de guitarra. Em novembro de 1971, Walsh formou o grupo Barnstorm, embora os álbuns fossem creditados a Walsh como carreira solo. Walsh e o Barnstorm lançaram o disco Barnstorm em 1972. O álbum foi um sucesso de crítica, mas, vendeu pouco. Logo depois veio o disco The Smoker You Drink, the Player You Get (1973), lançando o primeiro hit "Rocky Mountain Way", que fez muito sucesso. Em 1974, o Barnstorm terminou e Walsh seguiu em frente. Durante os dois anos seguintes, Walsh poderia ter lançado o álbum de estúdio "So What" e depois o ao - vivo, "You Can't Argue with a Sick Mind", mas estes discos só sairam em 1978. Em 1976, ele entrou para a grande banda de sucesso no estilo country rock, o the Eagles substituindo o guitarrista Bernie Leadon. Ele somou e empurrou a banda em direção ao estilo de som sólido e enérgico, se distanciando do seu estilo e começando com o country rock.

Com os Eagles e o sucesso de "Hotel California", Walsh se esforçava para arrumar tempo para os seus discos solos: "But Seriously Folks" (1978), que apresenta o seu hit cômico, "Life's Been Good", que o levou ao estrelato. Além disso, contribuiu com a música "In the City" que surgiu no filme, The Warriors – Os Guerreiros da Noite de 1979, música essa que logo depois surgiu no álbum dos Eagles "The Long Run". Com o rompimento dos Eagles em 1980, Walsh continuou a divulgar os seus álbuns mas, as vendas eram fracas. Sua tendência musical foi mantida pelos anos 1990. Fez turnês com Ringo Starr em 1989, alternando suas músicas com as de Ringo nos shows, ele era um dos membros da banda "All Starr". Em 1989, gravou o MTV Unplugged (acústico MTV), com o músico de R&B, Dr. John. Em 1994, Walsh juntou-se aos Eagles, na turnê de reconcialiação, consagrados pelo álbum "Hell Freezes Over". Em junho de 2004, participou do show Crossroads Guitar Festival em Dallas, junto com Eric Clapton. Participou do DVD em comemoração aos 50 anos da guitarra Fender Stratocaster, o show Strat Pack gravado em setembro de 2004, em Londres. Joe Walsh é um ativo operador de rádio amador. Em 2006 ele autografava e doava guitarras para serem leiloadas com o dinheiro revertido a obras de caridade. Ele tem se envolvido com o grupo "Big Project" com o objetivo de trazer às rádios amadoras novamente as escolas. Em 2006, reuniu-se com Jim Fox e Dale Peters da James Gang para fazer uma tour de verão. Uma de suas mais recentes composições, é "One Day At A Time", que fala sobre seus esforços contra o alcoolismo. Ele está sóbrio desde 1995. Walsh iniciou 2007, com aparições no Dear Mr Fantasy – Um Celebração para Jim Capaldi: show para arrecadação de doações de caridade, que aconteceu em Londres, com participação de Steve Winwood, Pete Townshend, Bill Wyman, Paul Weller e muitos outros. Durante 2007, Walsh apareceu em shows com a estrela da música country-rock americana Kenny Chesney em sua turnê de verão. "Eu não acredito que não tenha alguém no mundo que nunca escutou ‘Life’s Been Good’ ou ‘Rocky Mountain Way’, eu mesmo escuto nas rádios todos os dias", disse Kenny. De lá para cá, nunca parou e continua firme empunhando sua guitarra, sozinho ou com os amigos que não são poucos.

Para conferir a postagem sobre os Eagles e o sucesso Hotel California, o link é: http://obaudoedu.blogspot.com.br/2012/04/eagles-hotel-california.html

4 comentários:

Milla Magalhães disse...

Muito bom Edu! Como sempre! M.M.

Valdir Junior disse...

A Amizade e colaboração com o Ringo se não me engano é da época do disco " Old Wave " , estou certo Edu ??!!

Edu disse...

Joe Walsh é um monstro! Na verdade Val, a parceria começou a partir daí. No Ringo 2012 é dele aquela guitarra absurda de "Anthem". Também toca com McCartney. É mole?

Anônimo disse...

Ι'm truly enjoying the design and layout of your website. It's
a very eaѕy on thе eуes ωhich makеs it much mоre ρlеasant for me tο сοme hеrе and visit moгe оften.
Dіԁ уou hire out a devеloper to create yοur thеme?
Εхceptional ωoгk!

Мy wеb-site walmart garden centers