sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

THE BEATLES - GIRL - 2012


Quando perguntaram quem era a garota em "Girl", John disse que era a figura de sonho, a mulher ideal que ainda não tinha aparecido em sua vida. "Eu sempre tinha esse sonho de que uma mulher específica entrava na minha vida. Eu sabia que não seria alguém que compra os discos dos Beatles. Eu esperava uma mulher que pudesse me dar o que obtenho intelectualmente de um homem. Queria alguém com quem pudesse ser eu mesmo", ele declarou.
No entanto, a garota da canção parece longe do seu ideal. Ela não tem coração, é convencida e o humilha. Talvez existam duas garotas na canção: a garota dos sonhos, na primeira metade, em quem ele parece ser quase viciado, e a garota do pesadelo, na segunda, que o ridiculariza. O máximo que John disse sobre a música, entretanto, não tinha a ver com imagens femininas, e sim com sua imagem da igreja cristã. Em 1970, ele revelou à Rolling Stone que o verso em que pergunta se ela aprendeu que a dor leva ao prazer e que um homem deve se esforçar para ganhar seu lazer era uma referência ao "conceito cristão/católico". Ele prossegue: "Eu estava... tentando dizer alguma coisa sobre o cristianismo, ao qual eu me opunha na época". Ele podia estar pensando no relato do Gênesis sobre os efeitos da desobediência de Adão e Eva, em que é dito a Eva que "com dor terás filhos" e a Adão que "maldita é a terra por causa de ti; com dor come¬rás dela todos os dias da tua vida". O cristianismo, em especial Jesus Cristo, parecia incomodar John. Na época da composição de "Girl", ele estava devorando livros sobre religião, um tema que o preocuparia até sua morte. O estilo bouzouki de tocar pode ter sido influenciado pelo single "Zorba's Dance", de Marcello Minerbi, extraído da trilha sonora de Zorba, o Grego. Os vocais ao fundo imitavam o refrão "Ia Ia Ia Ia" dos Beach Boys em "You're So Good To Me" (julho de 1965), mas de brincadeira eles cantaram "tit tit tit tit" no estúdio em vez de "dit dit dit dit". Esses empréstimos mostram que os Beatles eram tão influen¬ciados pela música das paradas quanto por lados B raros e pelo rhythm and blues dos anos 1950. No Brasil, "Girl" virou "Meu Bem" - versão de Ronnie Von em 1966 que chegou ao topo das paradas.

Será que alguém que vai ouvir a minha história, sobre a garota que veio para ficar? Ela é o tipo que você deseja tanto que chega a se lamentar, mas não se arrepende um único dia. Ah garota, garota... Quando penso em todas as vezes que me esforcei para deixá-la, ela volta e começa a chorar, e me promete o mundo e eu acredito. Depois de tudo isso eu não sei como. Ah garota, garota. Ela é o tipo que te deixa pra baixo, Quando os amigos estão juntos, você se sente um tolo. Quando você diz que ela está legal, age como se já soubesse, ela é demais. Ah, garota, garota... Ela disse que quando era mais nova a dor levaria ao prazer? Ela entendeu isto quando eles disseram que um homem deve trabalhar duro para ter seu dia de lazer? Ela ainda acreditará nisso quando ele estiver morto? Oh garota, garota...

6 comentários:

Valdir Junior disse...

Obra Prima !!!
Interessante notar que como esse tema amadureceu anos mais tarde na musica Woman !!
A Busca desse amor jovem e idealizado que só realmente entendemos seu significado quando já estamos mais velhos , sofridos e marcados pela vida !!!
Acho que todo mundo teve uma " Girl " tanto imaginaria quanto lirica e temos muita sorte se a encontramos logo !!!

Edu disse...

É linda. E ao contrário do que alguns podem pensar, a letra da versão do Ronnie Von não se distanciou tanto da original.

João Carlos disse...

Assino embaixo dos comentários do Valdir e do Edu. Acrescentaria que,segundo Paul, o ti-ti-ti... cantado ligeiro soava como "tetas",seios,mamas etc.Martin ficou meio apreensivo. Confere ?

João Carlos disse...

EDU, te mandei um e-mail! Dá uma olhada !

Luis da Silva disse...

Girl é uma letra típica de John, lírica sofrida, mais tambem linda, todos nós sonhamos encontrar a nossa girl .

Anônimo disse...

After looking over a number of the blog articles on your website,
I really like your way of blogging. I book-marked it to my bookmark site list and
will be checking back in the near future. Take a look at my website too and tell me what you think.



Have a look at my page :: How To Get Rid Of Odor In The House