quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

THE BEATLES - ACROSS THE UNIVERSE

“Across The Universe”, é a canção mais antiga do álbum LET IT BE, foi gravada em fevereiro de 1968 e chegou ao público pela primeira vez em um álbum beneficente para o WWF (World Wildlife Fund) em dezembro de 1969: “No One's Gonna Change Our World”. As bases de Across The Universe foram gravadas em 4 de fevereiro, John Lennon não ficou satisfeito e tentou por vários takes seguidos. Paul McCartney o convenceu a chamar duas fãs para fazerem backing: a brasileira Lizzie Bravo e Gayleen Pease, que passavam dias acampadas na porta do estúdio para para ver os Beatles, falar com eles e tirar fotos. Mas essa é outra história.Across The Universe foi mixada em mono e colocada de lado enquanto o grupo lançou como single as canções "Lady Madonna" e "The Inner Light". Depois do retorno à Índia, o grupo resolveu gravar algumas canções compostas lá e "Across the Universe" permaneceu engavetada. Spike Milligan ouviu e sugeriu que ela fosse lançada como parte do álbum que ele estava organizando pela World Wide Fund for Nature. Os Beatles concordaram com a proposta e a canção foi mixada em estéreo pela primeira vez por George Martin. Para o álbum da 'wildlife' foi acrescentado efeitos sonoros de pássaros no início e no final da canção. Depois de acrescentados os efeitos, foi acelerada de forma que mesmo com os sons dos pássaros continuasse quase com o mesmo tempo. Para o álbum LET IT BE, Glyn Johns remixou-a dando um tratamento acústico e corrigindo a velocidade. Não importa de qual forma: se é mono, se é estéreo, se é mais longa, se é mais curta. O que importa, para mim, é que é uma das minhas músicas preferidas dos Beatles. “Mais um original de Lennon & McCartney”.
O ábum "No One's Gonna Change Our World" é um disco bacana. Inofensivo... está fora de catálogo há muitos, muitos anos. O LP original, hoje em dia é uma raridade e ítem de colecionadores. Eu não tenho o bichão. Tenho um CDzinho que comprei num sebo pelo preço de banana que o dono - um velho gordão - fez na hora. Tipo 5 reais. THE SONGS:
01. The Beatles - Across The Universe (3:44)
02. Cilla Black - What The World Needs Now Is Love (3:06)
03. Rolf Harris - Cuddly Old Koala (1:32)
04. The Hollies - Wings (2:56)
05. Spike Milligan - Ning Nang Nong (1:31)
06. Spike Milligan - The Python (1:29)
07. The Bee Gees - Marley Purt Drive (4:22)
08. Lulu - I'm A Tiger (2:47)
09. Dave Dee, Dozy, Beaky, Mick & Tich - Bend It (2:29)
10. Cliff Richard & The Shadows - In The Country (2:42)
11. Bruce Forsyth - When I See An Elephant Fly (2:52)
12. Harry Secombe - Land Of My Fathers (2:40)

7 comentários:

João Carlos disse...

Concordo! O engraçado é que gosto de todas as versões dos Beatles.Nem sou capaz de escolher a melhor.No entanto, apesar de muito regravada,não gostei de nenhuma versão que já ouvi.Talvez encontre alguém que a regrave (ou regravou) bem.

Anônimo disse...

Edu, parece que por coincidência,hoje tudo está nos remetendo à lembrança de Ravi! Tõ certo ?

João Carlos disse...

O anônimo sou eu!Ai em cima!

henrique disse...

Então quer dizer que a velocidade original da canção é a da mixagem do Let it Be? Até então eu pensei que a velocidade original era a do LP WWF!

Valdir Junior disse...

Assino em baixo Edu !!!

Anônimo disse...

Cara, Across The Universe é uma das minhas favoritas. Amo incondicionalmente.
Ah, Edu, amei o topo do blog!

Edu disse...

Obrigado Helena, pena que só tenha visto hoje, já está há algum tempo e chegando a hora de trocar