segunda-feira, 12 de agosto de 2013

“O ROCK ERROU?” - SÉRGIO PEREIRA COUTO


Paul McCartney teria morrido em 1966 num acidente de carro e substituído por um sósia. Jim Morrison poderia ter forjado a própria morte porque estava desiludido com o rumo da carreira e queria viver como um desconhecido. Mick Jagger e David Bowie teriam um relacionamento amoroso às escondidas. Essas e outras histórias curiosas acabam de ser reunidas no livro “O Rock Errou? – Os Maiores boatos, lendas e teorias da conspiração do mundo do rock” (Matrix Editora). Escrita por Sérgio Pereira Couto, a obra mostra as histórias mais excêntricas, os rumores que nunca foram comprovados e que envolvem os principais nomes do cenário do rock. “Boatos sempre foram um atrativo para despertar o interesse das pessoas pelas celebridades. O mundo do rock, entretanto, tem histórias que ultrapassam essa barreira e se misturam de tal maneira com a vida real que criam verdadeiras lendas, ídolos que fascinam fãs e interessados no assunto”, afirma o autor. O livro conta, ainda, com um capítulo destinado aos mitos que envolvem artistas do rock nacional, como o caso do cantor Serguei com Janis Joplin, o suposto presente de Alice Cooper para Rita Lee e a acusação da banda Secos & Molhados de terem a maquiagem copiada pelo Kiss. Praticamente todos os grandes nomes do rock já tiveram seus nomes envolvidos em fatos escabrosos não comprovados que mais tardem seriam conhecidos pelo nome genérico de lendas urbanas do rock. De Alice Cooper ao KISS, de Elton John ao Queen, de Van Halen ao REM, de Pink Floyd ao Led Zeppelin, dos Beatles aos Rolling Stones, dos Doors a Jefferson Airplane, todos já foram protagonista de pelo menos uma história inusitada que acabou sendo divulgada tantas vezes que muitos acreditam hoje ser um fato incontestável. O rock, em seus mais de cinquenta anos de existência, criou toda uma mitologia de boatos que envolviam seus nomes mais famosos em situações por vezes críveis, outras inusitadas. Assim nasceram os boatos que mais tarde se tornariam o cerne de uma especialidade: as lendas urbanas que tornariam seus protagonistas ídolos mais próximos da realidade dos fãs. Este volume reúne algumas das histórias mais inusitadas do rock, passando basicamente por três fases: as histórias mais complexas (com começo, meio e fim, muitas acompanhadas de contexto histórico), os boatos que nem sempre tiveram uma conclusão (muitas vezes carecem até mesmo de um desfecho) e as histórias que envolveram inclusive nomes do cenário roqueiro nacional dos anos 1970 e 1980.
Sérgio Pereira Couto é jornalista e escritor, autor de diversos livros sobre história do esoterismo, história geral, ciência forense e história do rock. É ex-editor de publicações como Ciência Criminal, Discovery Magazine e Leituras da História. Pela Matrix já publicou os livros Almanaque das Guerras, Manual de Investigação Forense e Almanaque das Sociedades Secretas.
Aproveitando, não deixe de conferir a matéria “EU FUI O PRIMEIRO E ÚNICO BILLY SHEARS”, publicada aqui no Baú em 19 de novembro de 2008:

3 comentários:

Edu disse...

Hum... sei não! A capa até que é bacaninha. Li dois livros desse autor - "Help! A vida de um beatlemaníaco" e "Dossiê John Lennon" e não gostei não. Por isso, fico com um pé atrás. Mas vou conferir sim.

Valdir Junior disse...

Depois fala para nós Edu se vale a pena ou não !!!

Unknown disse...

bom se vc leu Edu,e nao gostou nao deve ser lá muito bom.