segunda-feira, 12 de agosto de 2013

THE BEATLES – SEMPRE OS BEATLES! ATÉ O FIM!


Os 55 anos do principal ranking da indústria musical norte-americana confirmam a banda britânica como o maior fenômeno do mundo pop.

Por Luiz Prisco. Em 1964, o quarteto de Liverpool conseguia um feito hist
órico: emplacar cinco músicas no Hot 100 da revista Billboard. “Can’t buy me love”, “Twist and shout”, “She loves you”, “I want to hold your hand” e “Please please me”  iniciaram uma trajetória de sucesso que, mesmo cinco décadas depois e após muitos percalços, continua atual. Nunca nenhuma ban­da/artista conseguiu superar os Beatles no principal ranking de música dos Estados Unidos. Ao completar 55 anos, a prin­cipal lista da indústria fonográfica mostra a consagração dos britânicos como a banda mais vendável de todos os tempos. Além de permanecer no topo da lista até hoje, The Beatles é o gru­po que mais emplacou hits no primeiro lugar do Hot 100. Fo­ram 20 músicas acima de todo mundo, seguidos por Mariah Carey (18), Michael Jackson (13) e Madonna (12). A atual posição de John Lennon, Paul McCartney, George Harisson e Ringo Starr é ainda mais impressionante ao se lem­brar que o grupo se separou há 43 anos. Ao todo, foram 1.278 se­manas presentes na lista. A can­ção “Hey Jude” ficou por nove se­manas consecutivas como a mais ouvida dos EUA, seguida da faixa I want to hold your hand” que se manteve no topo das paradas por sete semanas consecutivas. Um dado que torna a trajetó­ria do grupo ainda mais singular é que os Beatles enfrentaram praticamente todas as transições da indústria fonográfica. Os mú­sicos foram os mais escutados em diversas mídias. Eles come­çaram a carreira na era do vinil, passaram para o CD e continuam fazendo sucesso no período do comércio eletrônico de música. O êxito das vendas em plata­formas digitais demorou para chegar: o catálogo do grupo só foi disponibilizado no iTunes em 2010, por conta de uma di­vergência entre a gravadora (EMI) e outros representantes dos músicos. Mesmo com a che­gada tardia ao novo mercado, em menos de 24 horas de co­mercialização, os discos do gru­po ficaram entre os mais vendi­dos em nove países. De acordo com estatísticas do portal espe­cializado Statistic brain, o grupo vendeu, apenas na internet, 2,8 milhões de singles e 585 mil dis­cos completos. Logo atrás dos Beatles, está outro ícone da música pop: Madonna. A cantora ocupa a segunda posição no levanta­mento da revista e também apre­senta dados interessantes. Ao todo, fo­ram 38 singles no top 10, duran­te seus 30 anos de carreira. Em terceiro lugar, está outro importante nome da música in­glesa: sir Elton John. Em segui­da, aparecem Elvis Presley, Ma­riah Carey e Stevie Wonder. A sé­tima colocação do ranking his­tórico é talvez a mais surpreen­dente. Janet Jackson aparece uma posição à frente do irmão Michael Jackson — tido como maior nome da música pop e dono do disco mais vendido da história [Thriller). Dos nomes mais atuais, os mais bem colo­cados são o rapper Usher e a cantora Rihanna, 14° e 15 res­pectivamente.

7 comentários:

Valdir Junior disse...

Mais uma prova para mim de como a musica feita por eles sera eterna !!!

Edu disse...

NADA. NADA SE COMPARA COM OS BEATLES! QUALQUER OUTRO ÍDOLO POP/ROCK DE QUALQUER ÉPOCA (MESMO ANTES DELES), PERDE FEIO, PERDE SEMPRE.
TODOS OS RECORDES QUE OS BEATLES QUEBRARAM, AINDA VÃO DEMORAR MUITO, MUITO TEMPO PARA SEREM SUPERADOS POR QUEM QUER QUE SEJA, ENTRE MORTOS E VIVOS. TOPS DOS TOPS. NÃO DÃO NEM PRO CHEIRO!!! E pronto final!

Marcelo Cordeiro disse...

Os Ramones é melhor do que o Beatles!

Edu disse...

AHAM! É MESMO...

Unknown disse...

Sim Edu,os Beatles sao eternos,tem gente que nao gosta ,problema deles eu adoro.

João Carlos disse...

O interessante é que eles concorriam com si mesmos. Note que uma música só saía do primeiro lugar quando eles lançavam uma nova.Ou seja,podemos crer que caso aguardassem mais um pouquinho, cada sucesso duraria bem mais tempo no 1º lugar! Danou-se!
PS: E logo atrás dos Ramones vem o Menudo!

Luis Felipe Jorge disse...

Adoro rankings, quando surgem as listas da melhore músicas, melhores bandas e etc, corro logo pra ver. E quando se é fã dos beatles é fácil, porque sempre lidera, embora discorde de algumas coisas. O interessante desse post é que o disco mais vendidos deles (peppers) não teve nenhuma música em primeiro lugar nas rádios, aliás, mal tocou nas rádios. E o disco 1, lançado 30 anos depois do fim do grupo é o disco mais vendido da década de 2000, precisa de mais alguma coisa? E pensar que musicas como Blackbird, here comes the sun, e tantos outros clássicos não estão nessa lista dos primeiros colocados.