sexta-feira, 23 de outubro de 2015

JOHN LENNON - STARTING OVER - HÁ 35 ANOS

Double Fantasy é o quinto álbum de estúdio de John Lennon e Yoko Ono, lançado em novembro de 1980, poucos dias antes de Lennon ser assassinado. É o último álbum gravado pelo cantor em vida. Quando Sean Lennon (o primeiro e único filho que John teve com Yoko Ono) nasceu em 1975, John resolveu dedicar-se mais ao filho, colocando a carreira em segundo plano, permanecendo sem lançar discos de 1975 a 1980. Em meados de 1980, John e Yoko começaram a compor, chamaram o produtor Jack Douglas e começaram as gravações em agosto do mesmo ano. Antes do álbum, John lançou um compacto com "(Just Like) Starting Over" (cantada por ele) e "Kiss Kiss Kiss" (cantado por Yoko) exatamente no dia 23 de outubro de 1980, há exatos 35 anos.
A música foi escolhida para o compacto não por ser a melhor música do álbum, mas por ser a mais apropriada para os cinco anos de ausência de John no mundo artístico. Rapidamente a música ficou entre as cinco mais executadas nos Estados Unidos. Depois de lançado, Double Fantasy recebeu algumas críticas desfavoráveis pela participação de Yoko, mas ainda assim foi recebido com grande expectativa por se tratar de um álbum de Lennon. Após a morte de John, o álbum e a música "(Just Like) Starting Over" atingiram o primeiro lugar nas paradas de sucesso do mundo inteiro. "Woman" e "Watching the Wheels" seguiram o mesmo caminho.

3 comentários:

Edu disse...

Ganhei meu compactozinho de minha namorada, no dia que chegou aqui em Brasília. Ainda tenho até hoje!

João Carlos disse...

Lembro do meu também Edu. Ouvi umas 20 vezes seguida. Até ouvi umas 2 a tal Kiss Kiss Kiss do lado B.

Valdir Junior disse...

Essa musica foi a responsável por eu ter me tornado um fã do John e mais tarde dos Beatles. A versão do "Double Fantasy - Stripped Down" é de arrepiar de boa, mas a original tem toda uma emoção nela que supera qualquer outra.