domingo, 11 de outubro de 2015

TUG OF WAR & PIPES OF PEACE - NOVINHOS - PARTE 2


Há cinco anos Paul McCartney começou a relançar sua discografia em novas edições remasterizadas e em formato de luxo. A ordem cronológica não está sendo respeitada, mas nota-se que o ex-Beatle depois de ter soltado os discos mais emblemáticos ("Band on the Run", "McCartney") optou por trabalhos que foram menos celebrados ou sofreram nas mãos dos críticos. Assim agora podemos nos debruçar sobre dois discos lançados por ele na década de 80, um período que se mostrou complicado para os astros surgidos nos anos 60 e início dos 70. Se para os outros artistas se adaptar aos novos tempos estava se mostrando uma tarefa difícil, para McCartney era mais ainda, já que, pela primeira vez, ia lançar um disco depois da morte de John Lennon.

"Tug of War" começou a ser gravado antes do assassinato de seu eterno parceiro, mas é óbvio, que o trabalho ganhou um novo peso depois daquele fatídico 8 de dezembro de 1980. A tragédia fez até com que nos esquecêssemos, que aquele também poderia ser considerado o primeiro disco solo "de verdade" do ex-Beatle - já que os outros discos saíram creditados aos Wings ou vistos como álbuns experimentais. O disco, lançado em 1982, foi bem recebido pela crítica e se mostrou um enorme sucesso comercial. O trabalho trazia McCartney bastante inspirado e vivendo grande fase como compositor. Basta ver que faixas brilhantes como "Somebody Who Cares" - uma balada que se fosse mais conhecida já teria virado standard - ou "Wanderlust" sequer saíram em single.

"Tug of War" ainda tem dois duetos com Stevie Wonder - incluindo o hit maior "Ebony And Ivory", a participação do pioneiro do rock Carl Perkins e marcou o reencontro de Paul com o produtor George martin que produziu praticamente todas as obras-primas dos Beatles. Lennon, é lembrado em "Here Today", uma delicada balada acústica que hoje em dia é um dos pontos chave dos shows do astro. Se você é fã de McCartney e nunca ouviu o disco, ou há tempos não o escuta, prepare-se para uma agradável surpresa.


"Pipes Of Peace", lançado em 1983, sempre foi visto como o "primo pobre" de "Tug of War". A fama não deixa de fazer sentido, já que ele é formado basicamente pelo material que sobrou das sessões daquele disco. É fato que o material aqui é menos inspirado, mas ele tem bastante coisa que vale ser reavaliada ou conhecida. Mas no final, "Pipes Of Peace" sempre será lembrado por ser o disco que traz os duetos de Paul McCartney com Michael Jackson. E são eles que seguem como o ponto central do trabalho. "Say Say Say" é pop funkeado de primeiríssima e - vale dizer - foi feita antes do estouro de "Thriller". Menos lembrada, "The Man" pode não ser tão lembrada, mas é igualmente ótima, especialmente para quem gosta do chamado AOR (álbum-oriented radio) – faixas para tocar em rádio.
 
 
Os dois álbuns chegam em versões remasterizadas (no caso de "Tug of War" também remixada) e com discos bônus trazendo lados B de compactos, demos e alguns experimentos. Nada disso é exatamente essencial, mas os fãs, e quem compõe, certamente vai gostar de ver os embriões das músicas e de ver como alguns daqueles rascunhos se tornaram canções de sucesso.

Um comentário:

João Carlos disse...

Tug Of War é muito acima da média.