terça-feira, 29 de março de 2016

JOHN LENNON - TIGHT A$

http://upgeek.com.br/wp-content/uploads/2015/10/
“Tight A$” é um dos melhores rocks de John Lennon, lançado em seu álbum de 1973, Mind Games. O título é um trocadilho com as expressões "apertado como" e "rabo apertado”. A música é um rockabilly no estilo anos 50, daqueles que inspiraram Lennon em sua juventude. É uma reminiscência do single de Elvis Presley de 1954 "That's All Right” e também há influências de Carl Perkins e Doug Sahm. Lennon desenvolveu o riff para a sua posterior instrumental "Beef Jerky" tocando variações sobre ela e também "Meat City”. Particularmente os dois pontos altos da música são o pedal steel guitar tocado por Pete Kleinow e os estendidos solos de guitarra realizados por David Spinozza. Lennon gravou a música no estúdio Record Plant como quase todas do álbum. Foi composta por quatro segmentos distintos emendados. A produção utiliza um recurso de eco para comprimir a performance vocal de Lennon. Em 1975, Lennon escreveu uma carta para o cantor country Waylon Jennings, sugerindo que ele gravasse a canção. Lennon acreditava que “Tight A$” seria um hit para Jennings que tinha tocado nos Crickets de Buddy Holly. Lennon conheceu Jennings no Grammy Awards alguns meses antes. Porém, Jennings ignorou.
http://ecx.images-amazon.com/images/I/
A crítica foi implacável com Lennon e seu “Mind Games”. “Tight  A$” foi uma das mais criticadas do álbum, juntamente com as outras duas anteriormente citadas, "Beef Jerky" e "Meat City”. Os críticos descreviam “Tight  A$”como um "rock forçado e desajeitado”. Outros como "rock de escória", e muitos outros a criticaram por ter pouco a dizer com a falta de sentido da letra e falta de energia (?), sendo um exemplo da capacidade de Lennon para "fazer canções para cumprir a cota do álbum”. No entanto, outros elogiaram, alguns disseram que “Tight  A$”era uma das "melhores canções desconhecidas de John Lennon” e "um dos destaques de Mind Games". Uma pena que ninguém entendeu. Da gravação original participaram: John Lennon: vocais e guitarra acústica; David Spinozza: guitarra solo; Ken Ascher: teclados; Gordon Edwards: baixo; Jim Keltner: bateria e Pete Kleinow: pedal steel guitar.

4 comentários:

Edu disse...

Eu adoro!

Valdir Junior disse...

Eu também adoro, Rock and Roll dos bons, aumenta o volume que essa é para ouvir no talo.

João Carlos disse...

Nessa versão ela ficou mais rock que country. Não é a 7ª maravilha mas (desconheço a letra) mas é pra cima, animada.

Joelma disse...

Legalzinha. Edu tem algumas músicas da carreira solo do Ringo que você poderia destacar no seu blog? Se é que já não o fez né