sexta-feira, 21 de outubro de 2016

YOKO ONO - INSTALAÇÃO PERMANENTE


Resultado de imagem para yoko ono Skylanding
A artista plástica japonesa Yoko Ono, viúva de John Lennon, inaugurou em Chicago, cidade-tema da última canção gravada com o ex-Beatle, sua primeira instalação artística nos Estados Unidos, em um parque historicamente simbólico para as relações nipo-americanas. Para ver a obra completa, os visitantes deverão ir a dois locais diferentes: o museu Art Institute, no coração de Chicago, e o Jackson Park, situado no bairro de South Side. A última obra de arte foi apresentada nesta terça-feira, 18/10, no museu. Intitulada Mended petal, trata-se de uma grande pétala de flor em aço inoxidável. Um conjunto de doze pétalas similares, batizado de Skylanding, foi inaugurado na segunda-feira no parque perto do qual está prevista a construção da futura biblioteca presidencial de Barack Obama. Fortemente vinculado a Chicago, onde começou sua carreira política e onde comemorou sua vitória nas presidenciais de 2008, Obama anunciou em maio de 2015 que esta cidade abrigaria sua biblioteca presidencial e sua fundação. Ali ficarão os arquivos do presidente depois que ele deixar a Casa Branca, em janeiro de 2017. Diante de uns poucos privilegiados reunidos no museu, Yoko Ono disse nesta terça sentir-se "muito, muito, muito honrada". "Nunca teria esperado algo assim", afirmou. Para esta instalação, a artista inspirou-se no jardim japonês construído no Jackson Park na década de 1930 e em um pavilhão presenteado pelo Japão para a Exposição Universal de 1893. A escultura Skylanding está instalada no lugar do pavilhão, que se incendiou em 1946. Yoko Ono, de 83 anos, elogiou o fato de a cidade ter mantido este espaço dedicado ao Japão mesmo quando os Estados Unidos e seu país natal estavam em guerra.

3 comentários:

João Carlos disse...

A mulher é incansável. Concorre com Paul?

Edu disse...

Acho que ela gostaria de ser lembrada pela artista plástica que é e não somente como viúva de John Lennon. Mas não tem escapatória.

Valdir Junior disse...

Sera mesmo, Edu? Não sei, tenho minhas duvidas, ela já poderia ter deixado outra pessoa tomaR conta das coisas do John, mas ela continua alí.