quarta-feira, 19 de junho de 2019

RICHARD AVEDON – A ARTE DE FOTOGRAFAR OS BEATLES*****


Pense em qualquer grande superestrela da segunda metade do século XX. É quase certo que quem você pensou, tenha estado em frente as lentes de Richard Avedon (Nova Iorque, 15/05/1923 - San Antonio, 1/09/2004) - conhecido por revolucionar a fotografia da moda criando um novo padrão que se mantém até hoje.
Com vários trabalhos publicados nas revistas Harper’s Bazaar, Egoiste, The New Yorker e Vogue, o nova-iorquino Richard Avedon fotografou grandes nomes da moda e arte do século como Coco Chanel, Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor, Twiggy, Pablo Picasso e uma infinidade de outrosalém de fotos publicitárias para marcas como Calvin Klein, Versace, e Revlon. Seu trabalho foi consolidado em 1957, em sua contribuição como consultor visual do filme “Cinderela em Paris”, do diretor Stanley Donen com Audrey Hepburn e Fred Astaire nos papéis principais. A colaboração não foi casual: o filme foi inspirado nos bastidores das publicações de moda e conta com as belíssimas fotografias de Avedon.
De todos os grande fotógrafos que tiveram oportunidade de fotografar os BeatlesAvedon merece um lugar de grande destaque. Avedon é considerado de forma quase unânime, como dos mais criativos e talentosos artistas do século. Nos anos 1960, no auge de sua carreira, Avedon fez as clássicas fotografias psicodélicas dos Beatles num período de mutação para a fase adulta. Ele conheceu os Beatles em janeiro de 1965, no clube Ad Lib em Londres. Em um estúdio fotográfico em uma cobertura em Thompson House, na 200's Inn Road, Avedon fez um retrato de Ringo, usando uma coroa de louros, como um imperador romano. A fotografia foi publicada pela primeira vez no jornal Daily Mail em 12 de maio de 1965, sob a manchete "Hail, Ringo".
Dois anos e meio depois, os Beatles foram fotografados por Richard Avedon em 11 de agosto de 1967 no mesmo estúdio fotográfico - e o estúdio foi novamente usado pelos Beatles para uma das locações de fotos do que ficou conhecido como "Mad Day Out" em 28 de julho de 1968.
Avedon fez uma série de fotos do grupo na sessão de agosto de 1967, quatro das quais foram posteriormente adornadas com efeitos psicodélicos. Essas quatro fotografias dos Beatles, as belíssimas gravuras dos Beatles psicodélicos, foram publicadas pela primeira vez na edição de 9 de janeiro de 1968 da revista norte-americana Look, e posteriormente foram vendidos como posteres logo após o lançamento dos álbuns Sgt. Peppers Lonely Heart’s Club Band e Magical Mistery Tour, e apenas alguns meses antes do lançamento do álbum duplo conhecido como White Album. Também foram publicadas simultaneamente pela Stern Magazine na Alemanha, Daily Express na Inglaterra, Varagids na Holanda e na Noruega, foram impressos na revista juvenil Det Nye.
Richard Avedon era fascinado pela capacidade da fotografia de sugerir a personalidade de seus modelos. As imagens dos Beatles em 1967 se tornaram as mais famosas de Avedon e contam com cores absurdamente vivas. Essas fotos representam cada Beatle de forma muito distinta, como que refletindo através da cor a personalidade de cada um. Tanto há cinquenta anos como hoje, as personalidades dos Beatles, são conhecidas pelo grande público. Sabendo disso e para servir esse propósito, Avedon utilizou adereços propositados. Assim sendo, a simplicidade de Ringo é representada por duas cores (além do preto e do branco, naturalmente) e por um pombo branco pousado na mão do baterista, e um tom de laranja pastel, quase castanho, que lhe ilumina a face e o tronco, deixando um azul inofensivo como a sua expressão, nas sombras que o corpo encobre. George Harrison é apresentado com a mão levantada e pinturas Indianas que remetem para o lado espiritual do jovem Hare Krishna. Já Paul McCartney, é representado através de um azul extremamente claro, sem demasiada saturação, em harmonia com o lilás que cobre as sombras. Por fim, John Lennon, naquela que é provavelmente a imagem mais emblemática e icônica tanto dele como de Avedon. Ele está impresso com quatro cores. O fundo em amarelo vivo define o tom com que a imagem vai contrastar. Os famosos óculos redondos, revelam curvas psicodélicas para reforçar a ideia da controvérsia sempre gerada por John.
Os retratos dos Beatles feitos por Avedon apareceram mais tarde no álbum de 1977 "Love Songs", e no álbum de sucessos "1" de 2000Richard Avedon, cuja carreira durou 60 anos, morreu em 2004, aos 81 anos de idade, enquanto trabalhava no Texas para o The New Yorker. Se vivo estivesse, estaria com 96 anos.

Um comentário:

Dani disse...

Esse painel colorido com as fotos dos Beatles estilizadas é uma das imagens da área de trabalho do meu computador