quarta-feira, 31 de março de 2021

HENRY MCCULLOCH - EX-GUITARRISTA DO WINGS


No início de 1972, o guitarrista Henry McCulloch (não confundir com Jimmy McCulloch, também ex-guitarrista do Wings morto em 1979), juntou-se à banda de Paul & Linda McCartney - Wings. Ele e o baterista Denny Seiwell eram os reforços contratados por Paul para a 1ª excursão de verdade da banda e para a gravação do álbum “Red Rose Speedway”. “My Love” foi a primeira canção cujos direitos de comercialização não ficaram sob o domínio da Apple e da Northern Songs. Henry McCullough ao ouvir a música, pediu a Paul que o deixasse criar um solo especial para ela. O arranjo foi aprovado e o solo incorporado na edição final juntamente com uma orquestra. “My Love” tornou-se um dos maiores clássicos do Wings e seu solo é constantemente lembrado como um dos mais criativos do rock. Infelizmente, Henry McCullough e Denny Seiwell abandonaram o Wings na noite anterior do dia que embarcariam para Lagos, Nigéria para gravarem o álbum “Band On The Run”.

Depois do Wings, McCulloch tocou com Roy Harper, Frankie Miller, Eric Burdon, Marianne Faithfull, Ronnie Lane , Donovan, Dr. Feelgood, The Fleadh Cowboys, Nick Lowe entre tantos outros. Seu currículo com quem já tocou é invejável e não daria para enumerar aqui. No dia 20 de dezembro de 2009, McCullough estava presente no show de Paul McCartney em Dublin. McCartney reconheceu publicamente a contribuição de Herry McCullough para o Wings.

Henry McCullough morreu numa terça-feira, dia 14 de junho de 2016 com 72 anos, em sua terra natal, a Irlanda do Norte. Após um infarto sofrido em 2012, o virtuoso guitarrista passou a conviver com constantes problemas de saúde. McCullough viveu seu auge no começo dos anos 1970, quando integrou a banda Wings, do ex-Beatle Paul McCartney. “My Love” e “Live and Let Die”, hits absolutos da banda, carregam solos de guitarra assinados pelo músico. O irlandês trabalhou dois anos com McCartney e saiu do grupo antes das gravações do disco “Band On The Run” (1973). Antes de se aproximar de McCartney, McCullough participou de turnês com Pink Floyd, Soft Machine, Joe Cocker and Grease Band e a banda de Jimi Hendrix. Ao lado do grupo de Cocker, participou do mítico festival Woodstock, em 1969. Em 1973, ele fez uma icônica aparição no disco “Dark Side of the Moon”, do Pink Floyd e na música “Money”, McCullough murmura a frase: “eu não sei, eu estava muito bêbado na hora”. Paul McCartney prestou homenagem ao amigo nas redes sociais, postando uma foto da época do Wings. Em nota publicada em seu site oficial, o ex-Beatle elogiou o talento e o “adorável senso de humor” do guitarrista. “O solo que ele tocou em ‘My Love’ foi um clássico que ele criou na hora, diante de uma orquestra ao vivo”, completa o texto.

Nenhum comentário: