sábado, 20 de março de 2021

THE BEATLES - COME TOGETHER - ROLLING STONE


"Come Together" aparece como número 9 da Rolling Stone Especial "The Beatles - As 100 Melhores Canções", lançada aqui no Brasil em 2011 pela Spring Publicações Ltda.
"Come Together" surgiu como um slogan de campanha de Timothy Leary, que estava concorrendo ao governo da Califórnia contra Ronald Reagan nas eleições de 1970. O guru do LSD e sua esposa, Rosemary, foram convidados a ir a Montreal participar do "Bed-In" de John Lennon e Yoko Ono em junho de 1969, e cantaram junto na gravação de "Give Peace a Chance" (e receberam uma citação na letra). Lennon perguntou a Leary se havia algo que ele pudesse fazer para ajudar em sua candidatura. "Os Learys queriam que eu escrevesse uma canção de campanha para eles", disse Lennon à Rolling Stone, "e seu slogan era 'Come Together". Ele bolou o que chamou de "uma coisa de cantar junto", e Leary levou a fita demo para casa e tocou em algumas estações de rádio. Mas Lennon decidiu que queria fazer outra coisa com a letra que havia começado, em vez de terminar a música da campanha de Leary. “Eu nunca tive tempo para isso, e acabei escrevendo 'Come Together'”, disse ele. Quando ele trouxe sua nova música para as sessões de Abbey Road, ela era muito mais rápida do que a versão final e mais obviamente baseada em "You Can't Catch Me" de Chuck Berry - a linha de abertura, "Here come old flat-top", é um aumento direto da gravação de 1956 de Berry. (Pouco depois do lançamento de Abbey Road, a editora de Berry acusou os Beatles de violação de direitos autorais; o caso foi resolvido em 1973, com Lennon concordando em gravar três canções de propriedade da empresa - duas canções de Berry no álbum Rock 'n' Roll e Lee "Ya Ya" de Dorsey em Walls and Bridges.) Paul McCartney deu algumas sugestões para melhorar a música, como ele relembrou em The Beatles Anthology: “Eu disse, 'Vamos desacelerar com uma vibração de baixo e bateria pantanosa'. Eu vim com uma linha de baixo, e tudo fluiu a partir daí". Lennon disse que a pausa em "over me" no final do refrão começou como uma paródia de Elvis. A letra é um amontoado rápido de trocadilhos, piadas internas e o que ele chamou de "gobbledygook" que ele inventou no estúdio. A mensagem foi clara quando ele gritou no final do segundo verso: "Uma coisa que posso te dizer é que você precisa ser livre". Mas para Lennon, o ritmo hipnótico era a coisa mais importante: "Era uma gravação que tinha funky - é uma das minhas faixas favoritas dos Beatles. É funk, é blues e estou cantando muito bem". Após o antagonismo de Let It Be, era quase impossível imaginar a banda retornando a esse tipo de colaboração criativa. "Se eu tivesse que escolher uma música que mostrasse os quatro talentos díspares dos meninos e as maneiras como eles se combinaram para fazer um ótimo som, eu escolheria 'Come Together'", disse George Martin. "A música original é boa, e com a voz de John é melhor. Então Paul tem essa ideia para este pequeno riff excelente. E Ringo ouve isso e faz uma bateria que se encaixa, e isso estabelece um padrão que John aproveitou para para frazer a parte em que diz "Shoot me" (atire em mim). E então ainda há a guitarra de George no final. Os quatro se tornaram muito, muito melhores do que os componentes individuais". "Come Together" foi o lampejo final desse espírito rejuvenescido: foi a última música que todos os quatro Beatles gravaram juntos.

2 comentários:

Dani disse...

Come Together está no meu Top Ten dentre as músicas dos Beatles. Tudo se encaixou perfeitamente nessa música, concordo com George Martin ali em cima dizendo que os quatro com seus talentos, eram melhores quando juntos.

Edu disse...

:)