segunda-feira, 15 de março de 2021

YESTERDAY - A MAIS REGRAVADA DE TODOS OS TEMPOS


O clássico “Yesterday” dos Beatles foi lançado em 1965, como single do quinto álbum de estúdio Help!. A faixa acabou se tornando uma das canções mais reconhecidas na história da música e uma mais populares da banda. Isso não impediu outros artistas de tentarem colocar seu próprio toque pessoal nela. De acordo com registros oficiais, “Yesterday” é a canção mais coverizada da história da música, com mais de 3.200 versões gravadas. Incontáveis artistas populares têm suas próprias versões da canção, incluindo Frank Sinatra, Joan Baez, Liberace, Elvis Presley, Aretha Franklin, Ray Charles, Merle Haggard e Willie Nelson, seguidos de uma lista interminável de incontáveis outros, embora nenhuma delas, por melhor que sejam, supere a gravação original. Aqui, a gente confere quatro delas: Com Sinatra, com Presley, Ray Charles e Marvin Gaye, que é a preferida de Paul McCartney.
Como parte de seu álbum My Way, lançado em 1969 por seu próprio selo Reprise, Frank Sinatra acrescentou seu próprio toque ao clássico dos Beatles. O álbum, consistindo principalmente de versões cover de canções pop contemporâneas da época, também incluiu uma versão do hit de Simon e Garfunkel “Mrs. Robinson” e a música de Ray Charles “Hallelujah, I Love Her So”. Sinatra e os fãs dos Fab Four passaram a estar mais intimamente ligados, desde que Sinatra disse que “Something” era “a maior canção de amor escrita nos últimos 50 anos”.

Durante várias de suas apresentações em Las Vegas em agosto de 1969, Elvis Presley costumava cantar “Yesterday” como parte de seu set.

Em seu álbum de 1967, Ray Charles Invites You to Listen, Ray Charles incluiu uma versão de “Yesterday”. Diferente de qualquer outra apresentação da faixa, Charles representou sua voz de forma profunda e emocional para adicionar seriedade à música. Em um álbum que não impressionou criticamente, a versão de Charles do clássico dos Beatles continua sendo o legado duradouro do projeto.

That's the Way Love Is, o décimo álbum de estúdio do icônico músico de soul Marvin Gaye, incluia sua agora famosa versão do clássico dos Beatles quando foi lançado em 1970. Citada como a versão favorita de McCartney da música entre as 3.000 outras versões, o cover de Gaye continua sendo o grande ponto de referência de “Yesterday”.

2 comentários:

Dani disse...

Eu gosto dessas versões mas nenhuma se compara a original 😉

Anônimo disse...

Fora a original a interpretação do IMORTAL RAY CHARLES enche os meus ouvidos e a minha alma de imensa satisfação e emoção!
Ele é INIGUALÁVEL !!!