sábado, 20 de março de 2021

WILLIE NELSON - STARDUST - SENSACIONAL!


A belíssima "Stardust" foi composta em 1927 por Hoagy Carmichael com letras adicionadas por Mitchell Parish em 1929. Carmichael gravou a canção, originalmente intitulada "Star Dust", no estúdio Gennett em Richmond, Indiana. “A canção sobre uma canção sobre o amor", tocada em uma melodia em andamento médio, tornou-se um padrão americano e é uma das mais regravadas do século 20 com mais de 1.500 gravações. Nos EUA, em 2004, a gravação de 1927 de "Stardust" feita por Carmichael foi uma das 50 escolhidas pela Biblioteca do Congresso para serem adicionadas ao Registro Nacional de Gravações.

"Stardust" foi a faixa título do 22º álbum de estúdio do grande Willie Nelson, lançado em abril de 1978. Suas dez canções consistem inteiramente de padrões pop que Nelson escolheu entre suas favoritas. Ele pediu a Booker T. Jones, que era seu vizinho em Malibu na época, para arranjar uma versão de "Moonlight in Vermont". Impressionado com o trabalho de Jones, Nelson pediu-lhe para produzir o álbum inteiro. A decisão de Nelson de gravar faixas tão conhecidas foi controversa entre os executivos da Columbia porque ele era conhecido como do gênero country fora da lei. A gravação do álbum durou apenas dez dias. Stardust foi recebido com altas vendas e críticas positivas de proporções universais. Chegou ao número 1 na Billboard Top Country Álbuns e número 30 na Billboard 200 e também foi número 1 no Canadá. Os singles "Blue Skies" e "All of Me" alcançaram, respectivamente, os números 1 e 3 na Billboard ' s Hot Country Singles. A versão de "Stardust" gravada por Willie Nelson foi usada para acordar a tripulação da missão STS-97 do Ônibus Espacial em seu segundo dia de vôo em novembro de 2000.

Ok. Todos os méritos para o mestre Willie Nelson, mas para mim, que sou bairrista de Balsas, a Liverpool do Maranhão, a melhor versão de todas de "Stardust" foi a gravada pelo nosso baterista preferido, o incomparável Ringo Starr em 1970, logo depois do fim fim dos Beatles em seu primeiro álbum Sentimental Journey, oito anos antes de Willie Nelson.

Nenhum comentário: