segunda-feira, 8 de março de 2021

JOHN LENNON/PLASTIC ONO BAND - THE ULTIMATE COLLECTION


John Lennon/Plastic Ono Band – The ultimate collection, relançamento definitivo do primeiro disco solo do ex-Beatle, que saiu originalmente em 16 de dezembro de 1970 será oficialmente lançado no dia 16 de abril. A caixa tem 159 faixas em seis CDs e dois discos de áudio Blu-ray, incluindo 87 gravações inéditas. O material inclui demos, ensaios, outtakes, jams e conversas de estúdio, mostrando como tudo foi criado. Todas as faixas foram mixadas do zero usando transferências de alta resolução (coisa de 192 kHz / 24 bits). Além do som, tem um livro de 132 páginas com fotos raras, letras, memorabília e notas, além de alegadamente tudo por trás de cada canção do disco, nas palavras de John, Yoko e de quem trabalhou no álbum.

Yoko Ono diz em um texto no livro que acompanha a caixa que “com os álbuns da Plastic Ono Band, John e demos uma realidade realmente crua, básica e verdadeira ao mundo. Estávamos influenciando outros artistas, dando-lhes coragem, dignidade a um certo estilo de vulnerabilidade e força que não era aceito na sociedade da época. Foi uma revolução para um Beatle dizer, ‘Escute: eu sou humano, sou real.’ Foi preciso muita coragem para ele fazer isso”.

John Lennon/Plastic Ono Band foi um exercício de despojamento que influenciou até mesmo o pré-punk e o nascimento do punk, além de outros estilos. Apesar de ser uma produção de Phil Spector, é um disco cru e simples, com poucos músicos: John Lennon (voz, guitarra, piano), Ringo Starr (bateria), Klaus Woorman (baixo), Billy Preston (piano) e os próprios Phil Spector (piano) e Yoko Ono (“vento”, de acordo com o encarte). O discurso das letras, bastante pessoal, surgiu após a passagem de John e Yoko pela terapia do grito primal, do psicólogo americano Arthur Janov. Originalmente, o disco foi lançado em 1970, pouco tempo após a separação dos Beatles, e a reedição propõe uma nova interpretação sobre o trabalho. John Lennon/Plastic Ono Band – The ultimate collection ganhou um trailer, publicado no YouTube, que mostra mais sobre o conteúdo presente no set do relançamento do discão.

"Mother", faixa de abertura do disco, também recebeu uma nova mixagem, prévia do relançamento do disco John Lennon/Plastic Ono Band – The ultimate collection.

Um comentário:

Marcio disse...

Com o dólar nas alturas, vou ter que esperar muito tempo para poder comprar.