sexta-feira, 26 de março de 2021

O DIA QUE O PINK FLOYD ENCONTROU OS BEATLES


Os Beatles mudaram a paisagem da cena musical para sempre quando explodiram nos anos 1960, não havia som que eles não pudessem transformar em ouro e milhões de vendas. Eles derrubaram as barricadas do que não era considerado plausível na música popular, movimento que causou um efeito cascata que ainda prevalece na música hoje. Uma banda que seria inspirada pela música mágica dos Beatles era ninguém menos que o Pink Floyd, um grupo ‘progressivo’ que, talvez, poderia nunca ter se tornado um monstro, se não fosse por aqueles quatro garotos de Liverpool.
O destino aproximou as duas bandas após a assinatura do Pink Floyd com a EMI e essa notícia logo se espalhou sobre as expectativas em relação à banda. Liderado por Syd Barrett, que tinha uma reputação crescente por ser o homem na vanguarda do novo movimento acid-rock que estava atingindo a Grã-Bretanha, e que os Beatles admiravam. Eles se tornaram o assunto da cidade de Londres em um espaço de tempo muito curto, graças aos seus shows ao vivo alucinantes e, antes que percebessem, estavam em Abbey Road gravando seu primeiro disco.
Ter a oportunidade de finalmente gravar o primeiro álbum já era um sonho tornado realidade para o Pink Floyd, mas gravá-lo nos estúdios da EMI em Abbey Road tornava a experiência ainda mais doce. Um momento particular de seu tempo no estúdio chegou quando eles tiveram a oportunidade de ver os Beatles trabalharem em sua música “Lovely Rita”. Os Fabs estavam no meio da gravação do álbum que viria a se chamar Sgt. Pepper’s e estavam no auge de sua experimentação criativa e, para o Floyd, poder sentar e assistir seria algo que permaneceria com eles por anos. A reação mais imediata, no entanto, iria inspirar uma das melhores faixas de sua estreia, The Piper at the Gates of Dawn. “Estávamos gravando em Abbey Road, o templo da grandeza, e eles estavam gravando ‘Lovely Rita’. Eles eram figuras divinas para nós e todos pareciam extremamente legais, mas eles estavam em uma camada tão além de nós que estavam fora do nosso mundo”, relembrou o baterista Nick Mason em uma entrevista em 2011. Para quem procura cabelo em ovo, pode até existir alguma semelhança entre “Lovely Rita” que apareceu no Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band e a faixa 'Pow R. Toc H.', do álbum de estreia do Pink Floyd. Ambas apresentam efeitos de voz e ruídos semelhantes na sessão de gravação que estava ocorrendo no estúdio ao lado. O encontro entre as duas bandas aconteceu por volta das 23h do dia 21 de março de 1967, nos estúdios da EMI em Abbey Road.
A audição Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club teria um efeito duradouro em Roger Waters e em todo o resto do Floyd, num momento que os fez acreditar que qualquer coisa era musical, potencialmente falando. “Lembro-me de quando Pepper’s saiu e nós sentamos e ouvimos”, Waters disse uma vez. “Alguém tocou o disco inteiro no rádio. E eu posso me lembrar de sentar e ficar por um longo período, completamente boquiaberto. Sinto que aprendi minhas lições com (as primeiras lendas do blues) Huddie Ledbetter e Bessie Smith e ouvi muito jazz e Woody Guthrie”, aprendi muito com toda aquela música de protesto quando era um adolescente muito jovem. Mas aprendi com John Lennon, Paul McCartney e George Harrison que não havia problema em escrevermos sobre nossas vidas e o que sentimos - e como nos expressarmos… Que podíamos ser artistas livres e que havia um valor nessa liberdade. E houve!”. Nick Mason também afirmou que “o Sargent. Pepper's foi o álbum que mudou completamente a cara da indústria fonográfica. Até então, tudo se resumia a singles. Pepper's foi o primeiro álbum que realmente superou os singles, e isso permitiu que bandas como nós tivessem mais tempo no estúdio e mais liberdade para fazer o que queríamos”. Como diz Nick Mason, os Beatles eram 'como Deus' e a gama de artistas que se sentiam capacitados e inspirados para criar como eles é incomparável. Superficialmente, os Beatles e o Pink Floyd parecem vir de um universo diferente, mas, na verdade, a base de seu crescimento vem de um lugar de admiração considerada. A inventividade dos Beatles, um aspecto que os tornou tão pioneiros, deu ao Pink Floyd a munição de que precisava para se tornar um dos artistas mais intuitivos que já agraciaram a Terra.

Um comentário:

Dani disse...

Encontro de gênios 🙌