quinta-feira, 16 de setembro de 2010

PAUL & LINDA McCARTNEY - RAM

O primeiro disco solo de Paul McCartney ("McCartney", de 70) foi lançado apenas uma semana após seu comunicado oficial de que estava fora dos Beatles. Certamente isso alavancou as vendas do disco, que chegou ao n. 1 nos Estados Unidos. Era um disco simples em que McCartney tocava todos os instrumentos. Apesar das rusgas entre os Beatles, músicas como Maybe I'm Amazed foram elogiadas por George Harrison (que mais ou menos na mesma época lançou o clássico All Things Must Pass). Lennon, por sua vez, fustigou McCartney com seu sarcasmo habitual.

Um ano depois, Paul e sua esposa Linda passaram um tempo numa fazenda na Escócia. Lá ele compôs a maior parte do material que viria a fazer parte de seu disco seguinte. O ambiente bucólico contribuiu para que algumas músicas ganhassem um clima quase pastoril. Concluído em New York, o disco recebeu o nome de Ram e foi lançado no início de 71.

Ram delineia as canções pop rock que McCartney faria ao longo da carreira, mas o disco demonstra claramente porque ele sempre foi considerado um dos mais criativos melodistas do rock. A presença de uma banda de apoio tornou o disco bem mais variado que o anterior. Ele continha canções como Back Seat of my Car, que expunha explícitas referências aos jogos vocais criados por Brian Wilson e os Beach Boys. Ao mesmo tempo prestava a devida homenagem a Buddy Holly, seu ídolo de adolescência, na roqueira Eat at Home. De certa forma homenageava também os Beatles na inocente e ultra melódica Uncle Albert/Admiral Halsey.

Mas o forte do disco são as canções tipicamente McCartneyanas como Ram On (com seu característico ukulele e a referência ao seu apelido de adolescência: Paul Ramone). No geral são canções sobre amor, família, paz de espírito, os temas que ele trabalhou de forma exaustiva em todos os seus discos, nem sempre colhendo resultados tão bons quanto Ram.

À época do lançamento, a crítica se dividiu. Enquanto a revista Rolling Stone chamou Ram de "monumental irrelevância", a Billboard disse que o disco estava repleto de momentos "soberbos". Em 73 ele lançaria Band on the Run, o disco mais ousado de sua carreira solo até então.

A música Another Day surgiu mais ou menos na mesma época das gravações de Ram, mas foi lançada como um compacto. A letra contava a história de uma menina de vida monótona que passava os dias sonhando com a chegada de um amor que nunca se realizava.

John Lennon no mesmo ano de 71 lançou seu disco Imagine, e na música How do You Sleep? foi impiedoso: "The only thing you done was Yesterday, and since you're gone, you're just another day". Lennon também parodiou a capa de Ram em uma das fotos do encarte de Imagine. Inclusive, Lennon achava que “Too Many People” era diretamente para ele e sua mulher.

Para fazer o DOWNLOAD do discão:
http://www.4shared.com/file/aaELM6jK/Paul_McCartney_RAM_obaudoedubl.html

01 - Too Many People (04:08)
02 - 3 Legs (02:44)
03 - Ram On (02:26)
04 - Dear Boy (02:12)
05 - Uncle Albert/Admiral Halsey (04:53)
06 - Smile Away (03:53)
07 - Heart of the Country (02:21)
08 - Moonkberry Moon Delight (05:21)
09 - Eat at Home (03:18)
10 - Long Haired lady (05:54)
11 - Ram On (00:52)
12 - The Back Seat of my Car (04:26)
Bonus Tracks
13 - Another Day (03:41)
14 - Oh Woman, Oh Why (04:36)
15 - A Love for You (05:01)
16 - Rode All Night - Jam Session - 08:46

PAUL McCARTNEY - TOO MANY PEOPLE



Tem gente demais fazendo coisas às escondidas
Gente demais a fim de moleza
Gente demais que soma e outras não
Gente demais esperando por uma boa oportunidade

Esse foi o seu primeiro erro
Você pegou a sua oportunidade e a partiu no meio
Agora o que se pode fazer por você?
Você a partiu no meio

Tem gente demais partilhando uma mesma conversa
Gente demais indo tarde pra cama tarde
Gente demais pagando multas de estacionamento
Gente demais faminta perdendo peso

Esse foi o seu primeiro erro
Você pegou a sua oportunidade e a partiu no meio
Agora, o que pode ser feito por você?
Você a partiu no meio

Tem gente demais violando hábitos e costumes
Não deixe que lhe digam o que você quer ser
Gente demais fazendo corpo mole,
Isso é louco, não tem nada a ver comigo

Esse foi o seu último erro
Eu encontrei meu amor cheia de vontade e muito afim
Agora, o que é que se pode fazer por você?
Ela está esperando por mim.

5 comentários:

Anônimo disse...

BAÚ DO MACARTNEY! HAHAHAHAHAHAH!

Edu disse...

Cada dia que passa, ainda mais! Hahaha!

Anônimo disse...

Sou beatlemaníaco de primeira hora, fãzaço de todos eles, claro. Mas, tem dias que penso que Lennon era um sujeito, além de sarcástico, bem fdp (que Deus o tenha em bom lugar, please). Isso que ele diz em "How Do You Sleep" é de uma injustiça imensa contra Paul; uma cafajestada. Dessa história eu sabia, digo, a respeito dessa música, porém foi a primeira vez que ouço falar do recado do Paul em "Too Many People". Obrigado por mais essa. Aliás, se a intenção de Paul era cutucar seu amigo (o que eu acho que tenha sido mesmo), foi bem feita - além do mais a música é ótima (o grupo de Doyle Bramhall II - o ArcAngels -fez uma cover dessa música - só que com o Macca é muito melhor - veja aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=d1Hru8mp5T0&feature=fvsr

Abraço,
cc

Anônimo disse...

Lenon era um mala!!!

João Carlos disse...

Na verdade a música era para Klein.E Lennon,que para mim,foi quem mais lamentou o fim,ao seu modo característico destilava ressentimentos (até contra George),movido à drogas,Yoko e paranóia via/ouvia recados por trás de tudo à ponto de prejudicar uma linda canção como How Do You Sleep com uma letra odiosa,pobre e injusta.Mas era o Lennon contraditório de sempre.No mesmo album cantava sobre broterhood of man,etc,etc.