segunda-feira, 10 de outubro de 2011

CHISTOPHER REEVE - TODA A FORÇA DE UM SUPER-HOMEM

Nascido em Princeton, New Jersey, Christopher Reeve cresceu na convivência com a mãe e o padrasto. Chris Reeve tornou-se famoso ao protagonizar o papel de Superman no cinema, mas já era ator desde os 14 anos de idade, tendo estudado em prestigiadas escolas de artes cênicas. Iniciou sua carreira com pequenas participações no teatro e na televisão, obtendo seu primeiro bom papel em Alerta Vermelho: Netuno Profundo, em 1977. Mesmo tendo participado de outros bons filmes, como Em Algum Lugar no Passado e Vestígios do Dia, nunca conseguiu se livrar do estereótipo do Homem de Aço.
Amante da equitação, sofreu um grave acidente (queda de um cavalo) em 27 de maio de 1995, quando seu cavalo parou repentinamente antes de um obstáculo, lançando-o para a frente, onde caiu sobre a própria cabeça. Suas lesões deixaram-no totalmente tetraplégico, devido a fratura nas suas duas primeiras vértebras cervicais. Incapaz de usar os membros e mesmo de respirar sem a ajuda de aparelhos especiais. Sua marcante reabilitação e volta a uma vida ativa foi o resultado de esforços múltiplos e de um irrestrito apoio familiar.
Clique na imagem para ampliarUm ano depois, foi aclamado em pé na cerimônia do Oscar. A partir daí passou a lutar por pesquisas com células-tronco e criou a Christopher Reeve Paralysis Foundation, visando a melhorar a condição de vida de pessoas como ele, vítimas de algum tipo de paralisia. Em 27 de janeiro de 1996, foi condecorado com a Ordem Bernard O'Higgins, como reconhecimento à defesa pública que fez dos actores chilenos durante a ditadura de Pinochet. Em setembro de 2003, ganhou o Prêmio Lasker, conhecido como o Nobel estadunidense.
Morreu no dia 10 de outubro de 2004, vítima de um infarto causado por uma infecção. Era casado desde 11 de abril de 1992 com a atriz Dana Reeve, que conhecera em 1987. Dana, desde o acidente de Christopher, dedicou-se exclusivamente a cuidar do esposo, uma tarefa que se provou laboriosa devido à gravidade de sua condição médica. Ela também veio a morrer, em 6 de março de 2006, vítima de um câncer pulmonar. Desta união nasceu um filho, Will. Christopher tinha mais dois filhos, Matthew e Alexandra, frutos de uma relação anterior de dez anos com a modelo inglesa Gae Exton. Seu último filho, Will, foi adotado pelo ator Robin Williams, com quem Christopher foi sempre muito amigo, no início da carreira de ambos, Christopher fez mais sucesso e ajudou Robin, que após o acidente começou a retribuir a antiga ajuda, e com a morte de Christopher e logo após a morte de Dana, Robin adotou Will e o cria hoje como se fosse seu próprio filho.

6 comentários:

joao disse...

eu sou muito fã do christopher reeve
desde peque.

a um tempo atras eu comprei a auto-biografia dele, muito emocinante,

sinto muita falta dele, era um exemplo de vida pra mim

Aly disse...

Homenagem merecidíssima. Eterno e incomparável Super-Homem. Super-Man, o filme, é um caso a parte.

Jailson disse...

Superman é meu personagem preferido por causa do Reeve! Valeu pelo post, Edu!

Gilson disse...

eu sempre me emociono muito com a história de vida dele, é sem sombra de duvidas uma verdadeira lição de vida e dedicação ao proximo, valeu Edu por nos lembrar desse personagem marcante de nossa história recente.

Leonardo Polaro disse...

Bicho,ouvir a trilha sonora do clássico superman escrita pelo gênio John Willians (alô Edu,vale um post sobre o maestro),valeu-me tres idas ao cinema neste último superman que saiu em 2006.
Sensacional !!!

Valdir Junior disse...

Não tenho nem palavras !!!!
SUPERMAN LIVE FOREVER !!!!!
Total admiração ao Christopher Reeve

Faço um coro também para um post sobre John Willians e suas trilhas sonoras !!!!

Abraço !!!