sexta-feira, 21 de outubro de 2011

THE BEATLES - O SONHO DE UM GAROTO DE 14 ANOS

Clique na foto para ampliar
Em 1976, eu era o mais "novato" Beatlemaníaco do planeta. Pelo menos, era o que eu pensava. Estava com 14 anos e muito pouco ou quase nada sabia sobre a vida e as carreiras dos meus mais novos ídolos: os 4 rapazes de Liverpool. Sabia apenas que haviam se separado há 6 anos, e lembro que aquele ano foi o que mais se falou da "volta dos Beatles". Quase não havia nada em português sobre eles e quando aparecia alguma coisa, custava os olhos da cara, de forma completamente inacessível para mim. Num belo sábado, como de costume, passava as manhãs na banquinha de revistas da velha 312 norte, escolhendo um ou dois gibis que proporcionariam minha diversão durante o final de semana. Mas aquele dia foi diferente. À certa altura, já meio entediado de tantos Tios Patinhas, Batmans e Super-Homens, desviei a direção do meu olhar e foi então que tive a visão! Lá estava ela, bem diante dos meus olhos. Linda, brilhante e reluzente pelo plástico que a envolvia. Na capa, a fantástica reprodução, que eu nem sabia ainda, era a capa do álbum Sgt. Pepper's. Enlouqueci na mesma hora e me esqueci completamente dos gibis. Aquela maravilha tinha que ser minha! Era uma edição especial da saudosa revista Violão & Guitarra todinha sobre THE BEATLES. Só que eu tinha um problema: o preço! Se, naquela época eu ganhava uma pequena mesadinha do Papai (cerca de 5 reais de hoje), que dava para comprar dois gibis e o troco de balinhas, a "Vigu Especial Beatles" custava uns 25. Demoraria muito para juntar toda aquela grana e quando conseguisse, ela já teria sido recolhida ou já estaria fora de circulação. Voltei para casa meio angustiado, mas com uma certeza: aquela revista ia ser minha! Contei ansiosamente cada minuto até que meu pai chegasse do trabalho, e quando ele chegou, ainda antes do almoço, o chamei em um canto, e com os olhos cheios de lágrimas e suando frio, expliquei-lhe o quanto aquilo significava para mim. Sem pensar muito, ele pegou a carteira e me deu a grana que eu tanto queria. Só pediu que não contasse para meus irmãos e assim foi. Quando estava saindo apressado para realizar a operação, antes que a banca fechasse, ele disse: "vai ter que lavar o carro por dois meses, e sem reclamar!". Minha piscada de olho mostrou a ele o quanto eu concordava e estava agradecido. Nossa! Que saudade. Nunca vou esquecer! Sem dúvida alguma, até aquela altura, aquele foi o dia mais feliz da minha vida. Em menos de três minutos estava na banca, e em menos de cinco, a revistona já era minha! Durante todo aquele fim de semana e tantos outros que viriam, aquela revista era minha única distração e fonte de prazer. Me deliciava com cada palavra, cada foto... era a primeira vez que tinha oportunidade de conhecer a biografia de cada um dos meus heróis! Na 2ª feira, levei para a escola e exibia, cheio de orgulho e emoção para os colegas, que não entendiam a razão de toda a minha satisfação. Hoje, mais de trinta e cinco anos depois, minha velha revistinha "Violão & Guitarra Especial Beatles" está em frangalhos e não tem mais nem a capa, apenas algumas páginas soltas que guardo com carinho numa pasta de plástico. O amigo Andrez "Beatle" Leitão, me ouviu dizer isso naquela quase recente postagem de Sid Bernstein, em que reproduzi o texto do anúncio que ele havia publicado pedindo a volta dos Beatles, e me presenteou com a capa e a contracapa da revistinha que eu tanto amei e guardo com orgulho seus restos mortais.
Este presente me trouxe muitas lembranças e me deixou muito emocionado como há muito tempo não me sentia. Valeu demais, amigo Andrez! Pode ter certeza de sempre poder contar comigo e quando eu mandar fazer as novas camisetas do Baú do Edu, duas já são suas! Querido e saudoso Papai: tenho certeza que está me vendo agora, de algum lugar lindo. Quero que saiba, você foi TUDO pra mim! Não existe um dia sequer que não pense em você ou não me lembre com ternura tantos momentos felizes que passamos juntos. Você foi meu melhor amigo e o melhor pai do mundo que um filho possa desejar. Muito obrigado por ter sido meu pai. Com amor e emoção do seu filho, Eduardo.
PS: Para todos aqueles que virem esta postagem: pago R$ 150,00 à vista, na hora, por uma revista original "Violão & Guitarra Especial Beatles", lançada em 1976 e em bom estado. Se conseguir, prometo que faço um PDF dela completinha para postar aqui e compartilhar com todos vocês aquele que foi meu verdadeiro "Tesouro da Juventude". Para os jovens fãs de hoje, deixo um recado: aproveitem bem a época que estão vivendo e curtindo muito todas as coisas Beatles que hoje em dia são tão mais fáceis de encontrar, graças à internet! Muito obrigado a todos pela paciência e agora, pelo amor de Deus... THE BEATLES! Valeu! Abração!

30 comentários:

Michellen disse...

Edu,
Fiquei emocionada lendo o seu texto, ele é contagiante. Vc podia escrever mais histórias que vc vivenciou na companhia dos Beatles. Pense nisso. Bjs Amigo!

RafaCruz disse...

Legal a história. Também foi meu pai que me deu dinheiro para que comprasse algo que me fez gostar mais dos Beatles, mas no meu caso foi o álbum Please Please Me. Concordo com a Michellen de que seria interessante ler mais histórias de sua vida como beatlemaníaco.

Bjs, Rafa
rafadeoliveira-tudosobrequalquercoisa.blogspot.com

Edu disse...

Thank you, girls! Eu era tão feliz... e sabia!!! Obrigado por tudo, meus queridos pais!

Aly disse...

Meu velho... po! Emocionante!!! Muito lindo. ME fez relembrar as poucas histórias que tenho na memória com meu pai. Lindo, lindo, lindo.

Lucy Diamond disse...

Hey, meu amigo... continuas em forma, héin? Bejão - Lucy

Valdir Junior disse...

Muito emocionante mesmo Edu !!!
Passei momentos mais ou menos parecido como o seu !!
Acho que é isso que cria toda essa " Mistica" em torno do Beatles e seus fãs, alem de uma musica de altíssima qualidade que eles criaram , há tambem essa envolvimento com historias de nossas próprias vidas , fazendo a trilha sonora para esse filme imenso que é a VIDA !!!
Faço coro para mais momentos assim, onde um disco,livro,filme, vídeo tenha muita mais significados que vão alem do objeto em sí !!!

Parabéns !!!

Abraço e Hare !!!!!!

Antº Estevam disse...

Badfinger, que narrativa massa.
Bicho, o P.I era demais!!!
Ô tio pai d'égua.
Me emocionei.
Abç.
Antº Estevam

Edu disse...

Naquele dia, deixei de ser menino!

João Carlos disse...

Nessa época Edu,eu já tinha todos os LPs.À sangue,suor e lágrimas claro.Vivia catando e comprando os singles.Cada um de cada geração tem sua história mágica da descoberta dos Beatles. Se seu amigo aqui tivesse como,te presentearia esta revista com a mais autêntica felicidade.

Edu disse...

Tenho absoluta certeza disso, amigo!

andrezbeatle disse...

Grande Edu! Cara, estou sem palavras...

LSelem disse...

Suas histórias são incríveis!!!

Wanessa Galvão. disse...

Lindo, Edu. Me emocionei de verdade. Muito obrigada por dividir suas memórias com a gente.

Leonor Silva - mãe e admiradora disse...

Querido filho Eduardo me comovi com sua história linda. Jamais esqueceremos a bondade e a compreensão do Pedro Ivo, ou melhor, jamais o esqueceremos. Beijos LEONOR

Edu disse...

Querida Mamãe: que surpresa e que prazer lhe encontrar por aqui no meio dessa gente maravilhosa! Não me canso de dizer: Muito obrigado por tudo, à Senhora e ao Papai!

renata lennon disse...

adorei sua historia eu pensava diferente eu achava q na epoca dos beatles era mais facil encontra coisas deles eu imaginava que passava toda hora coisas deles na tv eu estava enganada. bjs

Edu disse...

Então, Renata: 1976 não era mais a "época dos Beatles" e não se falava mais neles como nos áureos anos da beatlemania, ok? Obrigado a todos pelos comentários!

Matheus Teixeira disse...

Queria passar momentos como esse, mas nasci em 1996... Muito legal a história e como já disseram, poste mais sobre elas! haha. Um abraço, de Matheus

Edu disse...

Thanks!

Leonardo Polaro disse...

Bom mesmo seria reunir esse povo empedernidamente beatlemaníaco para trocar experiencias,ouvir boa música, falar de Beatles....enfim. Seria ótimo !
Abraços a todos !

Júlio disse...

Caro Edu, pelos seus posts acho que somos contemporâneos e começamos a
curtir os Beatles quase na mesma época. Inclusive eu tenho esta
revista VIGU que também foi a 1ª publicação que adquiri sobre os Fab
Four. E terei o maior prazer em lhe enviar de presente, como uma
maneira de retribuir o que você tem proporcionado a nós fãs dos Beatles.

Edu disse...

UAU! Agora fiquei de cara! Caro Júlio, mande um e-mail para mim, eduardobafinger@gmail.com! Se for verdade, não vai ficar de graça não! Se você não quiser a grana, vai receber em troca um monte de presentes legais do fundo do Baú do Edu! Valeuzão! Aquele abraço!!!

Cacá disse...

Muito legal você compartilhar um pouco de sua história com os Beatles.
Melhor ainda a participação de nosso querido pai nessa aventura.
Um beijaão,
da sua irmã,
Cacá

Edu disse...

Obrigadão, todos!

Paulo Back disse...

Edu, tenho ainda essa revista e a historia é parecida com a sua. foi ela que me sugou para a beatlemania. 'deixe me leva-lo porque estou indo aos campos de morando..' na primeira página com aquele beco de liverpool ao fundo foi uma porrada. qualquer dia eu escaneio, quando tiver muito tempo...

Luiz Antonio PM disse...

Rapá esse seu relato ilustra bem como os novos beatlemaníacos viviam sua paixão nos idos de 1976-1977. A história inspirada que nos brindou fez-me lembrar de quando, já beatlemaníaco - e com vários LPs comprados - me deparei com o (à época) recém-lançado HOLLYWOOD BOWL, que em casa (e com amigos) tocou tanto que o disco (ainda comigo, claro) quase chegou a furar... Com relação à revista, minha aquisição foi parecida, à custa de muita economia - e sacrifício de alguns gibis. A tenho algo fragmentada mas as capas estão em bom estado. Passados tantos anos, esses vintages retornam com vigor e força às nossas vidas. Não há como não se emocionar com seu remember. Tudo de bom pra você e BEATLES FOREVER!

Unknown disse...

Edu, sua história é muito parecida com a minha. A única coisa é que para mim o ano foi 77, justamente quando conheci os Beatles. Eu também estava em uma banca de revistas e a vi, corri para casa e pedi a minha mãe o dinheiro ( tinha apenas 10 anos). Foi o meu primeiro material beatle. Guardo-a como relíquia. Noto que hoje não tem mais aquela nostalgia, pois tudo era escasso aqui no Brasil. Uma revista, um livro, etc. Pirata, nem se fala. Quando vc ouvia dizer que alguém tinha um bootleg, vc fazia de tudo para conhecer o " cara". Eratudo difícil e quando vc conseguia comprar um, era uma sensação de vitoria de guerra. Hoje não, tem tudo na web, mas o bom é vc tê- lo original, o LP. Ainda gosto muito de vinil
Sou um abençoado, em 2012, nxo show de Paul aqui em Recife, consegui subir ao palco com meu filho e o prazer de chegar perto, apertar a mão e um abraço no beatle. Sempre que me recordo, fico com olhos cheios de lágrima. Até hoje não acredito que isso aconteceu. O vídeo está no youtube. Digita Paul hermilo e após a Cecilía teu eu e meu filho.
Forte abraço e se um dia passar aqui em Recife, avisa. Meu e-mail: hbg67@uol.com.br

Helton disse...

Olá Edu, se ainda tem interesse em comprar, tenho uma original da época em ótimo estado!

Meu email é: helton.barbuto@gmail.com

Helton

Pena Schmidt disse...

Edu
O Google me trouxe até seu post, procurando por informações sobre esta revista. Fui um dos editores, junto com Egidio Conde, que tinha sido guitarrista do Moto Perpétuo e foi um amigo pela vida toda. Lembro que foi um grande trabalho de amor, pesquisando, juntando material, traduzindo, escrevendo, montando a revista e especialmente, fazendo isso na esperança de deixasssem de mimimi e voltassem a tocar juntos. No final da revista entrou um anuncio no NYTimes de um milionario oferecendo uma grana para voltarem. Não deu certo, né? Muito recompensante saber que a revista, que vendeu pouco, não foi um sucesso, mas que achou o caminho do coração de algumas pessoas. Obrigado pelo relato, dá sentido a tudo isso.
Pena Schmidt

JC Cecilio disse...

Eu tenho este exemplar lacrado (nunca foi aberto) com poster e uma paleta brinde. Se vc se interessar podemos conversar. Também tenho alguns ítens beatlemania (anos 1960) originais: buttons, selos, miniatura do yellow submarine.

jccecilio@ig.com.br - mercado livre alguns itens.

Abraço!
José C. Cecilio - SP/SP