segunda-feira, 7 de novembro de 2011

THE BEATLES - TOMORROW NEVER KNOWS


Considerado ainda mais inovador do que seu antecessor (Rubber Soul, de 1965), Revolver marca a adesão oficial dos Beatles ao Psicodelismo. Passeia desde a música oriental "Love You To", aos apelos vibrantes de "Got to Get You into My Life", da solidão lúgubre de "Eleanor Rigby", ao experimentalismo psicodélico de "Tomorrow Never Knows", considerada a mais experimental faixa gravada pelo grupo até então.

"Tomorrow Never Knows" é última música do álbum “Revolver” lançado em 1966. Talvez um prenúncio de tudo que viria depois. Foi composta originalmente por John Lennon e creditada à dupla Lennon & McCartney, merecidamente.
Tomorrow Never Knows, é uma das maiores viagens psicodélicas já registradas, tamanha a ousadia para a época. A inclusão de uma espécie de mantra em que a sua letra fala sobre desligar a mente é uma alusão direta aos alucinógenos e sensações ligadas ao ácido. O resultado da faixa foi parceria de Lennon que escreveu a letra e idealizou quase totalmente, e do assistente de produção Geoff Emerick que microfonou os instrumentos e conseguiu tirar um efeito interessante da voz de John através de uma façanha com um amplificador, alem de colocar os loops gravados por Paul. A letra teria saído do Livro dos Mortos tibetano que Lennon estava lendo. John depois diria que ela era a sua canção mais psicodélica. Mais de que em “Pepper”.

Na série de desenhos animados dos Beatles, o episódio em que a música apareceu, foi o mais inovador e teve muitos efeitos “especiais” incríveis para a época. Um comentário muito polêmico foi: "Wow! A song about LSD on a kid show. Who would have thought? I love this song!”.

3 comentários:

Valdir Junior disse...

Adoro essa musica !!!
Uma das muitas musicas do Beatles que parecem terem sido feitas hoje,talvez essa mais do que todas !!
Da composição a gravação tudo nela é inovador , a bateria do Ringo então é arrasadora !!
Adorei tambem esse video do Tne Beatles Cartoons , muito legal !!!

Valeu Edu , muito bom mesmo esse post !!

Abraço e Hare !!!

Aly disse...

Ta ai um dos momentos que eu realmente gostaria de estar perto pra ver...

Leonardo Polaro disse...

O Ringo é sempre injustiçado em comparação aos outros beatles,lamentável. Prestando bem atenção nas músicas,veremos momentos sublimes e geniais deste magnífico baterista.