quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CLASSIC ROCK II - LED ZEPPELIN IV

DOWNLOAD NOW:
http://www.4shared.com/file/5J3L8ytb/LZ_-_LZ__IV__1971__obaudoedubl.html
O quarto álbum do Led Zeppelin, conhecido como Led Zeppelin IV, foi lançado em oito de novembro de 1971 pela Atlantic Records. As gravações foram feitas entre dezembro de 1970 e março de 1971, em diversas localidades. Os apelidos do LP são os mais variados, e os mais conhecidos são: The Fourth Album, Four Symbols, Untitled, The Runes, The Hermit e ZoSo. Até hoje é o maior sucesso comercial da banda, vendendo aproximadamente 32 milhões de cópias (23 milhões só nos Estados Unidos, se tornando o terceiro disco mais vendido da história do país).
As gravações tiveram início no então recém inaugurado Basing Street Studios, da Island Records, em Londres (ao mesmo tempo em que o Jethro Tull trabalhava em seu futuro clássico Aqualung). Por sugestão dos integrantes do Fleetwood Mac, o Led Zeppelin mudou suas instalações para a lendária Headley Grange, em East Hampshire, fazendo novas gravações utilizando o estúdio móvel dos Rolling Stones.
A idéia de não nomear o LP, mas sim usar símbolos feitos a mão (cada integrante teria o seu próprio design) partiu de Jimmy Page, que também não quis adicionar informações no encarte. Tudo isso era uma vingança contra as críticas negativas que os três álbuns anteriores sofreram por parte de jornalistas e revistas especializadas em música.
A imagem frontal é uma pintura a óleo do século dezenove comprada por Robert Plant em uma loja de antiguidades de Berkshire, sudeste da Inglaterra. A pintura foi fixada na parede interna de uma casa demolida e assim saiu a fotografia da capa. A idéia de Plant era fazer um balanço do que já vinha ocorrendo na década de 1970: a devastação da natureza em meio ao caos urbano e a expansão das grandes cidades.
A ilustração interna da capa, intitulada The Hermit (também conhecida como View in Half ou Varying Light) é creditada a Barrington Colby e foi influenciada por uma das cartas do tarô. Curiosidade: se você colocar a imagem de frente com um espelho, poderá ver um rosto entre as rochas, abaixo do Eremita (alguns conseguem ver a face de um cão negro, daí a teoria de que seria o “Black Dog” da música).
Led Zeppelin IV consta na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame, além de figurar entre os 500 melhores discos de rock de todos os tempos da revista Rolling Stone. Três músicas das sessões de gravação ficaram de fora do tracklist oficial: “Down by the Seaside”, “Night Flight” e “Boogie With Stu” (essa última com participação especial de Ian Stewart, o lendário sexto Rolling Stone). As tais canções foram lançadas no álbum Physical Graffiti, em 1975. Fonte do texto: http://movethatjukebox.com/40-anos-de-led-zeppelin-iv/
"Stairway to Heaven" tornou-se a canção famosa da banda. Composta pelo guitarrista Jimmy Page e pelo vocalista Robert Plant. Está listada na posição 31 das 500 melhores músicas da história da revista Rolling Stone. Em 2000 ficou em 3º lugar na lista das "100 melhores canções de rock" feita pela VH1. É a canção mais requisitada nas estações de rádio FM dos Estados Unidos, apesar de nunca ter sido lançada como single por lá. Em novembro de 2007, atráves de vendas por download para promover o lançamento do disco Mothership a canção alcançou a 37ª posição nas paradas da Inglaterra. O incrível solo de Jimmy Page foi eleito o melhor solo de guitarra de todos os tempos pela Guitar World.

8 comentários:

Valdir Junior disse...

Bem Lembrado Edu !!!!
O Led é a minha 2° banda preferida !!!!
Esse disco é o maximo , só tem coisa boa nele , alem tudo tudo esse disco ajudou a criar todo essa aurea mistica em cima deles !!!

Valeu !!!!!

Aly disse...

Cravou mais uma meu velho! Boas Edu!

Leonardo Polaro disse...

Beatles, Led Zeppelin & Pink Floyd...

João Carlos disse...

É um discaço mas apesar de Stairway não é o meu favorito.O Grafitti é melhor.

Leonardo Polaro disse...

Não houve banda que tenha feito disco de estréia melhor que o Led I .

Marina Laiun disse...

Led Zeppelin tá no meu top bandas, se bobear, a frente dos Beatles.

Mas o IV não é nem de perto meu favorito. O melhor é Houses of the holy. Não passo uma música desse disco.

http://coresamoreseprosas.blogspot.com/

Anônimo disse...

Led Zeppelin, banda cada dia mais presente na minha vida. Meus favoritos junto com os Fab Four e uma mais moderna e também já veterana que reina sozinha atualmente, que é o U2 (E Tem momentos que eles e o Led passam os Beatles na minha preferência - sacrilégio, heheeh). E sempre "linko" Led e Beatles. Entre janeiro e julho de 70, os Zep estavam trancados numa cabana sem água encanada e luz elétrica no norte da Escócia gravando meu favorito e mais instrospectivo disco, o III. Tem uma canção nele que acho particularmente maravilhosa e digna de se meditar, chamada "That's The Way". Em abril de 70 os Beatles encerravam as suas atividades oficialmente. Uma banda brilhante terminava em 70 e outra, surgida 2 anos antes não menos brilhante ensaiava no mesmo ano os passos para receber o cetro dos primeiros e tomar o mundo no ano seguinte com o seu quarto albúm. O IV pode não ser o meu favorito, mas convenhamos: É uma sucessão de canções boas uma após a outra (Black Dog, Rock "n Roll, The Batlle Of Evermore, Stairway To heaven, Misty Mountain Hope,Four Sticks, Going To California, When The Levee Breaks,ufa!!!)que chega a parecer um "The Best"...De Ramacandra Das, um Hare Krishna muito roqueiro!

Anônimo disse...

Aliás, quando penso em bandas e artistas que coexistiam da virada dos 60's para os 70's....Beatles, Rolling Stones, The Who, The Doors, Bob Dylan, Jimmi Hendrix, Janis Joplin, Led Zeppelin, Deep Purple, Black Sabbath, Pink Floyd, Eric Clapton...que safrinha bem boa hein? (Ramacandra Das)