quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

GEORGE HARRISON - ALL THINGS MUST PASS

Em novembro de 1968, depois de finalizar seu trabalho no White Álbum, George Harrison foi para Woodstock encontrar Bob Dylan. Lá ele conviveu com The Band, antiga banda de apoio de Dylan, que tinha acabado de gravar Music From Big Pink.
O álbum foi visto na época como uma reação contra os excessos do psicodelismo e um retorno ao mainstream da música americana. A objetividade do nome do grupo e a simplicidade rústica de suas fotos de divulgação sugeriam um desvio do surrealismo e um retorno às raízes da cultura americana.
A música deles era especialmente atraente aos músicos das antigas cansados da histeria dos fãs. Esse foi um elemento decisivo, por exemplo, no rompimento do Cream. "Peguei as fitas de Music From Big Pink e pensei que era isso o que eu queria tocar — não solos compridos e arranjos encrencados; só músicas boas e simples", ele explicou em 1974.
A canção "All Things Must Pass", de George, tocada durante as sessões de gravação em janeiro de 1969 e gravada sozinha em 25 de fevereiro, era uma tentativa de captar a mesma sensação que a Band trazia no single The Weight". Aliás, quando George mostrou a composição inteira pela primeira vez para John e Paul, ele falou da Band e de sua música com um declarado entusiasmo.
A letra era baseada em um poema do livro de Timothy Leary, Psychedelic Prayers After The Tao Te Ching (Poets Press, Nova York, 1966). Era uma 'tradução do inglês para o 'psicodelês' de parte do capítulo 23 do Tao que Leary intitulou "All Things Pass": "All things pass/ A sunrise does not last all morning/ All things pass/ A cloudburst does not last all day...". Como George admitiria: "Eu me lembrei de uma dessas preces e tive a ideia".
Apesar das frequentes referências de George à música enquanto os demais gravavam, ela não foi levada em consideração nem para Let It Be nem para Abbey Road. Em vez disso, tornou-se a faixa-título do seu álbum solo de estreia em dezembro de 1970, que chegou ao número 4 na parada de álbuns britânica e ao topo das paradas americanas.

5 comentários:

Edu disse...

Blow away, my friend. I still love you, cos' your love is forever. Obrigado, George Harrison. Você tornou minha existência menos dolorosa. Hare Krishna! Amém, Jesus! Paz na terra aos homens de boa vontade.
BEATLES FOREVER! BADFINGER BOOGIE! YEAH!!!!

ANÔNIMO - PPS disse...

Tinha que ter o download do disco do the band,111

João Carlos disse...

All things must pass... menos a arte e a saudade do Harrisongs.HARE!

Anônimo disse...

Edu,
blz ?
O cara é um gênio mesmo ! Continua aprontando no além ! Conheci o album duplo " All Things Must Pass " em 1972. A minha cabeça de adolescente pirou mais ainda ! Era muito complexo para entender ! O vinil tocou tanto, que ficou todo arranhado e se perdeu no tempo. Como era boa aquela época...
Abraços,
Eduardo Sales
Barbacena/MG

Leonardo Polaro disse...

Music from big pink é uma peça rara de música,daquelas coisas que vc escuta e não consegue ficar sem se emocionar.....
Abraço a todos,há tempos não passava por aqui !!!