quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

ALEISTER CROWLIE - O PIOR HOMEM DO MUNDO?

"Aleister Crowley era um covarde tempestuoso, um racista arrogante, misógino com lapoiante do fascismo, e um duro manipulador, ameaçado frequentemente pela sua sexualidade e ao mesmo tempo reivindincando ser libertado por ela. Mas era também um poeta fabuloso e um iconoclasta visionário cujos legados literários e culturais se estendem muito além dos limites da sua reputação. Este indivíduo controverso, uma mistura amedrontadora de egomania e auto-repulsa, inspirou comentários apaixonados - mas raramente justos - por historiadores".
Aleister Crowley, nascido Edward Alexander Crowley em 12 de Outubro de 1875 e morto em 1 de Dezembro de 1947, foi um membro da Ordem Hermética da Aurora Dourada e influente ocultista britânico, responsável pela fundação da doutrina Thelema. Ele foi o co-fundador da A∴A∴ e eventualmente um líder da O.T.O.. Ele é conhecido hoje em dia por seus escritos sobre magia, especialmente o Livro da Lei, o texto sagrado e central da Thelema, apesar de ter escrito sobre outros assuntos esotéricos como magia cerimonial e a cabala. A temática da Thelema é "faz o que tu queres pois é tudo da lei", revitalizada nos anos 70 na Sociedade Alternativa de Raul Seixas e Paulo Coelho.
Crowley também era mago, hedonista, crítico social, usuário de drogas, e libertino sexual. Em muitsa de suas façanhas ele "iria contra os valores morais e religiosos do seu tempo", defendendo o libertarianismo baseado em sua regra de "Faz o que tu queres". Por causa disso, ele ganhou larga notoriedade em sua vida, e foi declarado pela imprensa do tempo como "O pior homem do mundo." Além de suas atividades esotéricas, ele era também um exímio enxadrista, alpinista, poeta e dramaturgo. Em 2002, uma enquete da BBC descrevia Crowley como sendo o septuagésimo terceiro maior britânico de todos os tempos, por influenciar e ser referenciado por numerosos escritores, músicos e cineastas, incluindo Jimmy Page, Alan Moore, Bruce Dickinson, Ozzy Osbourne, Raul Seixas, Marilyn Manson e Kenneth Anger. Ele também foi citado como influência principal de muitos grupos esotéricos e de individuais na posterioridade, incluindo figuras como Kenneth Grant e Gerald Gardner.
Em 1967, Aleister Crowley, com ou sem magia, ficou imortalizado com seu rosto sendo uma das figuras que ilustram a capa do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band dos Beatles. Em 1967, a maioria das pessoas nem ao menos sabia quem era Aleister Crowley – mas os Beatles certamente sim.
A Lei de Thelema
O princípio Thelemico está dedicado aos altos propósitos de segurança da Liberdade do Indivíduo e de seu crescimento em Luz, Sabedoria, Compreensão, Conhecimento e Poder; mediante Beleza, Coragem e Sapiência;
A lei de Thelema está encravada no Livro da Lei, recebido por Aleister Crowley em 1904, e com este, uma mensagem de revolução do pensamento humano, da cultura e religião baseados no simples axioma: "Faze o que tu queres há de ser toda a Lei - Amor é a lei, amor sob vontade". Essa Lei, resumida na palavra Thelema, não é para ser interpretada como uma licença para satisfazer cada capricho vivido, porém antes um mandato a descobrir a sua única e Verdadeira Vontade e persegui-la; deixando outros fazerem o mesmo em seus únicos e próprios e caminhos. "Todo homem e toda mulher é uma estrela".

Nenhum comentário: