sábado, 31 de dezembro de 2011

IMAGEM DO DIA - JOHN LENNON E CHE GUEVARA?

Chicago, 11 de agosto de 1966. John Lennon havia se refugiado em um estúdio de gravação para dar uma relaxada. Ele estava sobre pressão. Tinha acabado de sair de uma coletiva à imprensa sobre o escândalo debelado em função da polêmica declaração feita ao London Evening Standard (Nos Estados Unidos a notícia chegou pela revista Datebook) em março daquele ano, quando disse que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. A declaração originou o veto de suas músicas em várias estações de rádio dos Estados Unidos.
Naquele 11 de agosto, Lennon estava compenetrado com sua guitarra nas mãos. Quando levantou os olhos viu à sua frente uma outra figura, de cabelos longos e que, como ele, também tinha sonhos de liberdade. Guevara não sabia cantar, mas pegou a guitarra e cantou, ou melhor, gritou canções sobre os oprimidos e as causas justas. John o escutou sem dizer uma palavra. E assim como chegou, Che se foi.
Nem John, nem Ernesto jamais comentaram nada sobre este estranho encontro. Hoje se conhece a existência daquele mini concerto secreto e alguns se aventuram a dizer que esse encontro marcou definitivamente a produção artística de John. Outros dizem escutar fragmentos daqueles “cantos” de Che em “Revolution #9”, do álbum branco dos Beatles.
Em 8 de dezembro de 2000, Fidel castro e Silvio Rodriguez inauguraram uma estátua do ex-Beatle John Lennon, em homenagem ao vigésimo aniversário de sua morte.
Durante o evento, Fidel lamentou não ter conhecido John Lennon, e acrescentou: “Suas reivindicações eram muito justas.”
Desde então, John Lennon, em uma imagem de bronze, permanece sentado em Havana ao lado de uma placa com uma de suas frases:
“Dizem que sou um sonhador, mas não sou o único.”
Dizem que do outro lado da ilha, em Santa Clara, quando escuta essa frase, a estátua de Che Guevara sorri. Fonte: http://grazaza.blogspot.com/

16 comentários:

Edu disse...

Pessoalmente, não acredito nessa foto e nem que tal encontro tenha de fato acontecido. Chê morreu em 1967, o Lennon que aparece na imagem é da época do Imagine, em 1971. Isso nunca existiu!

evelize disse...

Edu....obrigado pelo seu Baú viu...me acompanhou muito durante esse ano, realmente é um blog Maravilhoso e também pelos dowloads que sempre disponibiliza!Parabéns pelo seu empenho e dedicação ...nós seus leitores te agradecemos!Como é bom podermos partilhar esse amor pelos Beatles com pessoas que sempre se dispõem a buscar e partilhar seus conhecimentos!

Valdir Junior disse...

Edu !!
Quero desejar um Feliz 2012 para você , sua família e a todos os amigos do Baú do Edu !!!

Que esse ano de 2012 seja no minimo 10x melhor !!!!

FELIZ 2012 E HARE KRISHNA !!!

Willians disse...

Pô, Edu, que sacanagem é essa também, em cima o caso da assombração, agora essa com o Che. São histórias incríveis, mas como disse, pareçe seriado dos Monkees ou da Jeanie é um gênio. Abraços. PS: a estátua do Jonh em Havana é de verdade? Essa, até dá pra acreditar.

Cacá disse...

Ha ha ha ha. Voc~e e suas histórias.
Adorei. Valeu a homenagem ao Che.
Um beijão e feliz 2012.
De sua irmã,
Cacá

joao disse...

um assassino ao lado de um pacifista certamente essa foto não é verdadeira

Jefferson W. Moura disse...

Quem é o assassino? quem é o pacifista???

joao disse...

OI JEFERSON

leia tudo que puder sobre john lennon e veja a série de protestos que ele fez contra a guerra do vietnã e etc

logo em seguida leia sobre che guevara e verá que ele era apenas um covarde que matava a sangue frio, em nome da tão aclamada revolução comunista, quem quer isso, se comunismo fosse bom , os cubanos não arriscariam seu pescoço diariamente pra fugir de Cuba. Che não passa de um mito e uma historia mal contada, supostamente morreu implorando por sua vida, e possivelmete enviado pro Fidel pra morrer na Bolívia, nem o Fidel aguentava mais o Che, que estava acabando por atrapalhar seus planos de revolucao sob o apoio Russo, com suas ideias radicais e extremistas. Che eh apenas mais um babaca, um mito, endeusado pela historia e reverenciado por um monte de jovens que não entendem muito de política, e não tem idéia do que o comunismo significa e de quantas vidas inocentes ceifou. E por pior que seja, que viva o capitalismo a liberdade de expressão, a liberdade religiosa..E que viva a liberdade, ainda que penosa, ruim com ela, impossivel sem ela.

Edu disse...

Disse-o bem!

Longhi disse...

Nem vou discutir sobre a foto ser verdadeira ou não, mas e sobre a estátua? ela existe? dá até fontade de tirar uma foto do lado dela!!!

Guilherme Prata disse...

Matou a xarada, Edu. A foto do John é de 1971, e o Che morreu em 1967 na Bolívia. Mas vc já reparou como algumas letras do john possuía uma lado comunista? Working Class Hero e Imagine são evidentes.

TocoFraga disse...

Comunismo, apoio Russo, assassinato a sangue frio, radical, extremista... E COMEDOR DE CRIANCINHAS! Obrigado JOÃO! Ainda bem que existem pessoas lúcidas para nos desvendar certos "mitos"!

Anônimo disse...

Pessoal, essa foto é uma montagem. Na internet é possível ver a foto original sem o Che. Esse encontro, infelizmente, não aconteceu.

Anônimo disse...

Pra quem acha que é verdade:

http://beatlescollege.wordpress.com/2013/06/25/o-misterio-da-foto-de-john-lennon-com-che-guevara/

Edu disse...

Sei quem vc é, anônimo!

Edu disse...

Sei quem vc é, anônimo!