sexta-feira, 17 de agosto de 2012

LIVERPOOL - A VERDADEIRA TERRA SANTA

Embora a cidade esteja aberta para negócios o ano inteiro, Liverpool em agosto torna-se um lugar ainda mais especial para os Beatlemaníacos. Trata-se do mês em que a cidade banhada pelo Rio Mersey celebra a memória de seus quatro filhos mais ilustres. E em 2012 a International Beatle Week terá um sabor ainda mais especial: o festival celebrará o que se considera o 50o aniversário de formação dos Beatles — isto é, a noite de 19 de agosto de 1962 em que John, Paul, George e Ringo tocaram juntos oficialmente pela primeira vez.
Mesmo sem ocasiões tão raras, porém, a Beatle Week transformou-se numa espécie de peregrinação obrigatória anual para fãs mais radicais ou mesmo aqueles que admiram uma música ou outra. Além de promover uma infinidade de shows-tributo e de organizar convenções, incluindo uma das maiores exposições de memorabilia ligada aos Beatles, Liverpool oferece uma preciosa viagem ao passado. Nomes que passam até por Pete Best, o baterista substituído por Ringo pouco antes da banda explodir, aparecem para contar histórias e, claro, dar uma canja.
Em 2012, a lista de convidados tem como ponto alto Gerry Marsden, que apesar de tocado numa banda transformada em coadjuvante pelos Beatles (Gerry and The Pacemakers) pode se gabar de ter uma das canções de seu repertório, ''You'll Never Walk Alone'', transformada em hino extra-oficial do Liverpool Futebol Clube.
Mas é para gente que nem havia nascido no tempo em que gigantes caminhavam sobre a terra que o evento se transforma em algo mais do que especial: a Beatleweek abre espaço para que bandas cover dos quatro cantos do mundo tenham seus 15 minutos de fama, com direito ao uso do palco do reconstruído Cavern Club, o mítico porão em que John, Paul, George e Ringo chamaram a atenção do mundo.
Este ano, mais de 90 bandas estarão passando pelos dois palcos do Cavern e de outras localidades do centro da cidade. Num reflexo da mudança de forças no cenário mundial, o Brasil é um dos países com maior número de representantes, a pontos de os organizadores serem obrigados a limitar a entrada de novas bandas do lado mais quente do Atlântico.
Ainda que o clube original tenha sido demolido em meados dos anos 70, como parte de obras de reurbanização do centro de Liverpool, sua ressurreição em 1991 — num trabalho que utilizou os mesmo tijolos do local original — ajudou a reacender o interesse turístico proporcionado pelos Beatles. O Cavern hoje ainda funciona como um dos principais locais para música ao vivo da cidade, mas também abre durante o dia para que curiosos tenham a chance de ao menos tirar fotos ou simplesmente fechar os olhos e imaginar.
Numa época de tempo normalmente bom, uma opção também popular é fazer um tour por locais icônicos da memória do grupo. A mais famosa é a Magical Mystery Tour, que não só usa o nome do álbum psicodélico de 1967, mas também leva os interessados a bordo de um ônibus semelhante ao utilizado no filme que acompanhou o disco. Os tíquetes custam 16 libras, mas o passeio dura duas horas e nenhum lugar fica de fora.
O ponto focal dos eventos de agosto é mesmo Matthew Street, tanto para quem quer ouvir a música dos Fabs como para quem está atrás de souvenirs. É na rua e adjacências que estão concentrados bares e lojas. Ali também fica o curiosíssimo hotel temático A Hard Day's Night, em que mesmo o chá das cinco é embalado pelo som dos Beatles. Para quem tem vontade de ir, 2013 também promete: afinal, marcará os 50 anos de lançamento de ''Please, Please Me'', o primeiro LP dos Beatles. Visite o site oficial da Beatleweek:

2 comentários:

João Carlos disse...

Acho que nessas alturas da vida não conhecerei Liverpool.Fazer o que ? Se conformar!

evelize disse...

Um dia meu caro Edu...um dia que ainda está longe (eu bem sei) irei para Liverpool, com certeza irei.Pretendo encaminhar meu trio aqui em casa nos estudos, juntar uma graninha boa e me aposentar dai sim...serei mais dona de meu nariz (do que sou hoje espero!) e quero cinquentona me esbaladar por lá explorar Liverpool de A a Z.
Aaiaiaiai....