quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

LUIZ GONZAGA E OS BEATLES?

Como hoje é dia do centenário de Luiz Gonzaga, lembrei dessa história curiosa e interessante.

Em 1968 surgiu uma história de que os Beatles gravariam Asa Branca, composição de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Em que pese as várias teorias sobre a criação desse boato, a verdade é que vários jornais, revistas e rádios daquela época o afirmavam. A primeira edição da revista Veja, de 11 de Setembro de 1968, trazia um artigo intitulado “Gonzaga, A Volta do Baião” onde afirmava: Luís Gonzaga deu uma gargalhada quando soube que os Beatles iam gravar "Asa Branca", baião feito por êle e Humberto Teixeira em 1948. "Agora é que eu quero ver se os Beatles vendem mesmo", comentou. "Minha gravação vendeu mais de 2 milhões de discos". Já a revista “InTerValo”, uma das mais apreciadas pelos jovens dos anos 60 trazia o artigo “Luiz Gonzaga: Não sei se Asa Branca é minha” e começava dizendo: Luiz Gonzaga vai ganhar 50 mil dólares, no mínimo. Isto porque os Beatles decidiram gravar o baião "Asa Branca". Mas ficar milionário deixou Luiz com um drama de consciência: não lembra com certeza de que a música é mesmo de sua autoria. A possível explicação para essa confusão seria uma música, recém-lançada na época, chamada “The Inner Light”, composição de George Harrison, que tem uma seqüência melódica muito parecida com a de Asa Branca. Mas em 1982, numa entrevista dada em Recife, Seu Luiz afirma que “Não houve verdade não, houve uma grande mentira. Essa mentira quem pregou foi Carlos Imperial. Ele tinha um programa que denunciava muita coisa e, inclusive, que o Iê-Iê-Iê num passava de um xotezinho de Luiz Gonzaga. Houve aquele protesto todo e depois ele chegou com um disco lá e disse: ‘E agora, quem vai dizer que o Iê-Iê-Iê num é de Luiz Gonzaga? Olha aqui, Asa Branca acaba de ser gravada pelos Beatles!’. Houve aquela correria danada, todo mundo queria saber a verdade e eu acabei foi ganhando dinheiro com isso, mas não passou de uma grande mentira”.

4 comentários:

João Carlos disse...

Verdade Edu. Ele tornou a contar essa história no final da vida aqui na Rádio Jornal do Comércio.Ele andava por baixo em 68 até que os Tropicalistas começaram à falar dele dizendo que o Tropicalismo era o PEPPER + GONZAGÃO.Ai Imperial pegou o mote e inventou a conversa para ajuda-lo.Por coincidência surgiu THE INNER LIGHT.O início de "Mosca Na Sopa" se parece mais com a parte instrumental desta!

Wallisson disse...

Fala Edu , Tudo bem?
Fiquei um tempo sem aparecer, mais agora to de volta..
Se os Beatles tivessem gravado mesmo Asa Branca... Ia ser show hein..
Abraço a Todos

Valdir Junior disse...

Historicamente existe um motivo pela musica Nordestina ( principalmente suas escala )ser um pouco parecida com a musica Oriental !!!
Acho que isso ajudou um pouco essa estoria toda !!!

Unknown disse...

Edu o Carlos Imperial era uma figura, lançou vários artitas, mais se realmente os Beatles tivessem gravado, com certeza seria mais outro estrondoso sucesso.