domingo, 14 de setembro de 2014

THE BEATLES - GLASS ONION - SENSACIONAL!

Em uma época de mudanças sociais tão rápidas e intensas, os Beatles muitas vezes eram vistos como profetas, e cada música era ouvida e analisada em busca de símbolos e alusões. Quem era o homem-ovo em “I Am The Walrus”? O chá de “Lovely Rita” era mesmo de maconha? “Henry The Horse” era gíria para heroína? Talvez os Beatles tivesse se exposto a isso ao misturar poesia com non sense. John era quem mais gostava de confundir seu ponto de vista, talvez por insegurança. No entanto, por volta de 1968, ele estava tentando escrever de forma mais direta, e a maior parte do material produzido na índia era menos complicado. Quando um aluno de sua antiga escola escreveu pedindo que ele explicasse o que estava por trás de suas letras, John respondeu que seu trabalho era feito para divertir e fazer rir. “Eu faço para mim primeiro”, ele disse. “O que quer que as pessoas entendam depois é válido, mas não tem necessariamente de corresponder aos meus pensamentos sobre o assunto, ok? Isso vale para as criações de qualquer um, arte, poesia, música etc. O mistério e essa merda toda que se constrói em torno das formas de arte precisam ser rompidos.”
"Glass Onion" era uma resposta jocosa àqueles que analisavam sua obra em busca de significados ocultos. Ele começou a fazer a música usando imagens de algumas canções ‘mais enigmáticas dos Beatles’ - "Strawberry Fields Forever", "There's a Place", "I'm Looking Through You", “I Am The Walrus”, "Within You Without You", "Lady Madonna", "The Fool on the Hill", e "Fixing a Hole".
"Looking Through a Glass Onion." pode ser traduzido como, “Olhando Pela Cebola de vidro” ou “Olhando Através do Óculos de cebola” (apelido daqueles óculos redondos usados por John). A frase dedicada a McCartney: “Eu falei sobre o Walrus e eu/Você sabe o quanto éramos próximos/Aqui vai mais uma pista pra vocês todos/O Walrus era Paul.”
"Glass Onion" foi gravada em 11 de setembro de 1968, com todos os integrantes. O final um tanto quanto sombrio, na qual a música corta repentinamente dando continuidade a brincadeira de mensagens subliminares, é orquestrada por George Martin. A música dita o que iria ser um dos padrões de composição de Lennon futuramente como “Cold Turkey” e “Instant Karma”. Nos trechos das referências é possivel ouvir instrumentos usados nas versões originais, como a flauta de “The Fool on the Hill”, por exemplo. Uma curiosidade: "Glass Onion" era o nome que John queria usar para The Iveys, banda que assinou contrato com a Apple em julho de 1968. Os Iveys não gostaram do nome e, em vez disso, passaram a se chamar Badfinger, por causa de “Badfinger Boogie”, título provisório original de “With a Little Help From My Friends”. Quem participou da gravação de "Glass Onion"? John Lennon – vocal duplo, guitarra acústica; Paul McCartney – baixo, piano, flauta doce; George Harrison – guitarra elétrica; Ringo Starr – bateria e outros instrumentos de percussão; George Martin – arranjo dos instrumentos; Henry Datyner – violino; Eric Bowie – violino; Norman Lederman – violino; Ronald Thomas – violino, John Underwood – viola; Keith Cummings – viola; Eldon Fox – celofone; Reginald Kilby – celofone.

7 comentários:

A VIDA NUMA GOA disse...

Uma das minhas favoritas de todos os tempos. Faltou lembrar que nos takes iniciais ouve-se a narração de um gol da Inglaterra contra a Alemanha na Copa de 1966. Um dos gols mais controversos da história.

Patrícia Moreno disse...

Só faltou o complemento do título – SENSACIONAL!

Edu disse...

Hey, Patrícia, que surpresa boa! Pois vou colocar o "sensacional" especialmente em sua homenagem! Goa: esse take q vc citou é o que aparece no anthology e naõ achei que o foco aqui fosse esse. A música que aparece aqui é a original do álbum branco. Abração e obrigado!

Valdir Junior disse...

Quanto mais escuto mais gosto , gosto mais leio sobre, mais descubro detalhes sobre a musica dos Beatles !!

Fábio Simão disse...

O gênio e sua genialidade!

João Carlos disse...

Marca registrada.Aliás, tenho um outtake dela mais pesado e cheio de efeitos.

Anderson Sant'Anna Fernandes disse...

Esta música é uma das minhas favoritas do White Album, sensacional!