domingo, 12 de junho de 2016

JOHN LENNON - AISUMASEN - SENSACIONAL!

"Aisumasen (I’m Sorry)" é uma canção escrita por John Lennon e lançada em seu álbum de 1973 Mind Games. A letra é Lennon pedindo desculpas à mulher, Yoko Ono. “Aisumasen” é uma versão ligeiramente modificada do “aisumimasen” - termo formal, que significa "Sinto muito" em japonês. O verso "It's hard enough I know to feel your own pain" (é duro o suficiente, eu sei sentir sua própria dor" reprisa um tema encontrado em um verso de "I Found out". No final, depois que a voz do cantor se cala, vem um violento e cortante solo de guitarra. Alguns estudiosos, interpretam esse solo como uma continuação do pedido de perdão. O solo termina abruptamente e eles sugerem que este final abrupto simbolicamente significa que o pedido de Lennon foi rejeitado. E, de fato, quando o álbum foi lançado, Lennon e Ono estavam separados. Analistas acham que a canção implica que Lennon não vai conseguir o perdão e conforto que ele precisa de Ono, e afirmam que a música revela o quanto ele precisava dela. Aisumasen teria algumas semelhanças com “I Want You (She So Heavy), também escrita por Lennon e inspirado por Ono - Aisumasen teria um ritmo semelhante da música gravada pelos Beatles, e que também, termina abruptamente. Isso não é verdade. O solo e a música terminam no momento certo.
http://images.sfae.com/product_images/preview/
Lennon trabalhou na melodia de "Aisumasen" pelo menos desde 1971. Uma demo da canção foi gravada durante as sessões de “Imagine”. Originalmente, a melodia pertencia a canção cujo título de trabalho era "Call My Name" que data como gravada em dezembro de 1971. Na gravação original que aparece em “Mind Games”, participaram: John Lennon - vocais, guitarra acústica; David Spinozza – guitarra; Pete Kleinow - pedal, steel guitar; Ken Ascher – teclados; Gordon Edwards – baixo e Jim Keltner – bateria. VIVA JOHN LENNON!

3 comentários:

Valdir Junior disse...

Gosto demais dessa. Alias, acho que a maioria das musicas do Mind Games estão entre as melhores do John, uma fase apesar de turbulenta na vida dele, trouxe musicas boas e reflexivas.

João Carlos disse...

Só sei que o solo é fantástico e sobrevaloriza a linda música. O texto vai na goela. Esse David não tocou no RAM?

Marcelennon disse...

Tem muita gente que acha o álbum "Mind Games" fraco, comparando-o ao "Plastic Ono Band" e ao "Imagine"... Vejo-o, porém, como um belíssimo álbum. "Mind Games", a canção, é um clássico dos mais lindos do nosso querido John (está entre as cinco canções dele que mais gosto!). E ainda tem "Out the Blue", "Bring on the Lucie (Freeda People), "You Are Here" e "Aisumasen"... Quer mais??? Pôxa, às vezes tenho comigo que as pessoas esperavam um "Rubber Soul", um "Revolver", um "White Album", um "Sgt. Pepper's" ou um "Abbey Road" por ano, de cada um dos rapazes... Não dá... É humanamente impossível!
Esta canção é 10 e o álbum que a traz é 11! Simples assim!