sábado, 4 de junho de 2016

JOHN LENNON AND YOKO ONO - MILK AND HONEY


No dia 3 de junho de 1984, a MTV americana exibiu um especial de lançamento do álbum “Milk And Honey” incluindo os clipes “Borrowed Time", "Grow Old With Me", "Nobody Told Me" e "I'm Stepping Out", além de entrevistas com Yoko Ono e Sean Lennon. “Milk and Honey” é um álbum creditado a John Lennon e Yoko Ono, lançado em 1984. Foi o primeiro álbum póstumo de Lennon, depois de ter sido gravado nos últimos meses de sua vida durante e após as sessões para o seu álbum Double Fantasy de 1980. Foi montado por Yoko Ono em associação com o selo Geffen Records, mas foi lançado pela Polydor.

“Milk and Honey” foi projetado originalmente por John Lennon como a complementação de Double Fantasy. A morte de Lennon causou um arquivamento temporário do projeto. Demorou três anos para Yoko Ono ser capaz de retomar o trabalho para concluí-lo. O material de Ono, em grande parte compreende novas gravações, o que ela se comprometeu durante a preparação do álbum, em 1983, que dão a suas canções uma faceta mais comercial e contemporânea. Por outro lado, o material de Lennon, mesmo sendo áspero e rústico leva com gravações de ensaio, tem um sentimento mais casual. " Nobody Told Me ", uma canção de Lennon, tinha a intenção de ser gravada por Ringo Starr, no seu álbum de 1981, “Stop and Smell the Roses”. Não aconteceu e acabou sendo lançada como um single e se tornou um Top 10 hit em todo o mundo. Outros singles do álbum foram "I’m Stepping Out" e "Borrowed Time".


O título do álbum veio de Yoko Ono, que explicou que foi em referência á viagem dos Lennons para os EUA, "a terra de leite e mel". "Mas também, nas Sagradas Escrituras, a terra de leite e mel, é onde você vai depois de morrer, como uma terra prometida ", Ono chegou a dizer. "Por isso, é muito estranho que eu pensei que o título era quase assustador. A capa é uma tomada alternativa a partir da mesma sessão de fotos que produziu a capa de Double Fantasy, porém desta vez, aparece em cores.

A recepção de público e crítica ao “Milk and Honey”, foi, previsivelmente, muito menor do que aquela que saudou Double Fantasy, mas ainda assim foi bem recebido, atingindo um número 3 no Reino Unido e número 11 nos Estados Unidos.


Depois de uma briga com David Geffen, cuja Geffen Records tinha inicialmente lançado Double Fantasy, Yoko Ono foi movida por novos projetos já com planos futuros para a Polydor Records, que inicialmente divulgaria o “Leite e Mel” de John Lennon. Mas, a EMI, casa de toda a obra de Lennon, inclusive, com os Beatles, adquiriu esta e todas as versões de Lennon que seriam lançadas na década de 1990.
Jack Douglas, que co-produziu “Double Fantasy” com Lennon e Ono, também tinha passe livre para as sessões iniciais de “Milk And Honey”, embora Yoko Ono tenha recusado a creditá-lo depois que seu relacionamento profissional azedou após a morte de Lennon. Por esse processo, Yoko Ono foi obrigada em juízo a pagar cerca de 3 milhões de dólares a Jack Douglas. Chupa, japa!

3 comentários:

Valdir Junior disse...

Grande álbum, mas só na parte de musicas do John. Mas como todo disco póstumo tem aquele gostinho de tristeza e saudade.

Marcelennon disse...

Ainda me dá um nó na garganta, quando me lembro dessa época. Eu era um garoto, e o coração doía a cada vez que me lembrava do John (e eu me lembrava dele o tempo todo, até os dias de hoje...). Ainda sinto que uma pessoa muito amada foi tirada de mim... "Ninguém me disse que seria assim... Dias estranhos por vir..."

João Carlos disse...

Lembro bem o quanto meu coração bateu ao ouvir Stepping Out nas rádios, Comprei no ato.