sábado, 4 de junho de 2016

PAUL McCARTNEY - THE 'GET BACK' WORLD TOUR - 1989/1990

A turnê "Get Back" — ou simplesmente The Paul McCartney World Tour — marcou o retorno de Paul aos palcos de todo o planeta após duas décadas de ausência, além de atrair milhões de fãs e quebrar diversos recordes mundiais. No segundo show brasileiro, dia 21 de abril, no estádio do Maracanã, McCartney tocaria simplesmente para mais de 184 mil ávidos espectadores na estreia de um Beatle em território nacional. O recorde de público em local fechado permanece até hoje, sem previsão de ser quebrado, já que atuais leis internacionais de segurança proíbem a concentração de mais de 100 mil pessoas em estádios ou arenas fechadas. Mesmo sendo interrompida por diversos intervalos, a excursão se destacaria como a mais longa da história do artista. Nada menos que 2.843.297 pessoas assistiram aos 107 espetáculos da turnê, composta por um repertório de 32 canções, em média. A turnê mundial também entraria para história, devido às diversas canções tocadas ao vivo pela primeira vez, como Sgt. Pepper s, Golden Slumbers/Cariy That Weight/The End e Back In The USSR. Já o concerto realizado em uma locação construída especialmente nas docas de Liverpool, apresentou um medley dedicado ao parceiro John Lennon, com três canções de sua autoria interpretadas por Paul: Strawberry Fields Forever/Help!/ Give Peace A Chance. A banda: Paul McCartney (contrabaixo, guitarra, violão, teclado e piano), Linda McCartney (teclados, percussão), Hamish Stuart (guitarra, violão, contrabaixo), Robbie Mclntosh (guitarra, violão), Paul Wickens (teclados, percussão), Chris Whitten (bateria). Fonte: “Paul McCartney – Todos os segredos da carreira solo” de Claudio D. Dirani.

5 comentários:

Marcelennon disse...

Eu estava lá... 184.000 pessoas... O ponto alto da minha vida... Meu Deus, lá se vão 26 anos... Sempre me lembrarei de "Yesterday", tocada no final, após o Paul voltar ao palco com uma bandeira do Brasil e uma da Inglaterra... Era a turnê que trazia um dos Beatles, cantando pela primeira vez no Brasil... Como esquecer??? E havia as músicas novas do LP Flowers In The Dirt (para mim, um dos melhores do Paul em carreira solo, à altura de RAM e de Band on the Run)... Duas delas, "Figure of Eight" e "Put it There" ainda são músicas que andam comigo pra todo lado e que ouço sempre... Após o show, acreditava ter saído de um sonho... Um sonho lindo... Lindo e I-N-E-S-Q-U-E-C-Í-V-E-L-! I Love You Paul! I Love You Beatles! FOREVER AND EVER!

Valdir Junior disse...

Preferia que esse DVD/VHS mostrasse um show inteiro do Paul, mesmo que partes deles pelo mundo e não mostrasse TANTO o publico como nesse "Get Back".

João Carlos disse...

Foi mesmo um assombro. Fui às nuvens... Mas não fui ao Rio.

Edu disse...

Eu estava lá. Nos dois shows!

Unknown disse...

Inesquecível o coro em Hey Jude. Foi para is 2 shows.,