quarta-feira, 8 de março de 2017

RINGO STARR - OLD WAVE - 1983


"Old Wave" (1983) foi o único disco de Ringo Starr que não conseguiu distribuidor nos Estados Unidos. Na verdade, Ringo enfrentou anos difíceis na década de 80. Os excessos envolvendo álcool e drogas só terminaram em 1989, quando ele juntou a All Star Band para a primeira grande turnê. Na época em que foi lançado, Ringo achou o álbum tão ruim, tão ruim, que ele mesmo mandou que fosse retirado das prateleiras. O disco foi lançado em 16 de junho de 1983, dois anos depois do sucesso “Stop and Smell The Roses”.
Depois do assassinato de John Lennon, Ringo passou a não se sentir seguro na América (vivia em Los Angeles) e voltou para a Inglaterra, estabelecendo-se em sua casa em Tittenhurst Park, que comprou de John Lennon em 1973. No início de 1982, Ringo mostrou-se animado para continuar com um novo projeto. Após converter o estudio pessoal de John em Startling Studios, Ringo começou a trabalhar no seu novo álbum. Determinado a fazer um álbum mais consistente, escolheu como produtor Joe Walsh (ex-Eagles). Com artistas convidados e amigos, como John Entwistle, o baixista do The Who, Gary Brooker, Ray Cooper e Eric Clapton deram início as gravações. O título do álbum "Old Wave", é um trocadilho com o estilo musical New Wave e um lembrete de que uma pessoa da "moda antiga", como ele aceita o desafio de enfrentar novos desafios. Na capa, uma foto de Ringo antes de entrar para os Beatles. A gravação do álbum foi tranquila e concluída no verão. Infelizmente, o contrato de Ringo Starr com a RCA Records havia terminado e ele precisava encontrar uma nova gravadora para publicar o disco. No entanto, teve de encarar a dura realidade de que mais de dez anos depois da separação dos Beatles, ninguém estava interessado em sua contratação. Por fim, a RCA concordou em distribuir o álbum no Canadá, Brasil, Austrália, Nova Zelândia e México, enquanto na Alemanha o selo Bellaphon foi responsável por sua distribuição. Old Wave seria o último de estúdio de Ringo Starr até 1992. O álbum foi reeditado em CD pela Capitol Records em 1994 com "As Far As We Can Go" como faixa adicional.

2 comentários:

João Carlos disse...

A sonoridade (timbres e etc.) é típica dos anos 80. Não conheço esse disco de fato.

Valdir Junior disse...

Foi o meu segundo disco do Ringo. Acho que, enquanto canção, as musicas desse disco são um pouco fracas, "In My Car" é a mais legal.