quinta-feira, 30 de março de 2017

THE BEATLES - SUN KING - 2017

Assim como "Being For The Benefit Of Mr Kite!", a opinião de John sobre "Sun King" mudaria com o passar dos anos, mas, como quase sempre, de boa para ruim. Em 1971, ele se referiu a ela como algo que tinha surgido para ele em um sonho, deixando implícito que se tratava de uma grande inspiração. Em 1980, ele a reavaliou como mais um "lixo".
A ideia da música surgiu para John Lennon após a leitura de uma biografia sobre o Rei-Sol (Sun-King) Luís XIV da França, que reinou de 1643 a 1715 escrita por Nancy Mitford , e pode ter sido com ele que John sonhou, um sonho em que o rei entrava em seu palácio e encontrava todos os seus convidados rindo felizes.. A letra é simples e pequena e inicia com os mesmos dizeres de Here Comes the Sun de George Harrison, "Here Comes the Sun.....". Inclusive o nome inicial da canção era "Here Comes the Sun King" trocada em seguida para "Sun King" para não haver confusão. O trecho final da letra mistura palavras em inglês, espanhol, italiano, e algumas inventadas por John, formando frases sem nenhum sentido — "paparazzi", "abrigado", "para-sol", "mi amore". Mais uma vez, como em Because, os três, John, Paul e George, cantam em uníssono, formando um coro de três vozes. John Lennon canta e toca guitarra. George Harrison canta e toca guitarra, Paul McCartney canta e toca baixo e Ringo Starr toca bateria.
Como outras faixas de Abbey Road, “Sun King” apresenta uma exuberante e multi-controlada harmonia vocal, cantada por Lennon, Paul McCartney e George Harrison. A música lentamente se desvanece em sons do pântano no final de "You Never Give Me Your Money". No final da canção, a música pára abrubtamente e um preenchimento de tambor por Ringo Starr leva para faixa seguinte, "Mean Mr. Mustard". A linha de guitarra principal move-se lentamente da direita para o canal esquerdo e depois volta. Isto ocorre no início da faixa, e no fim. Em uma entrevista em 1987, Harrison disse que a gravação foi inspirada pela canção "albatross" da banda Fleetwood Mac.

Gnik Nus é a musica Sun King em reverse (ao contrário) e à capela num interessante e criativo arranjo e produção de Giles Martin (filho de George Martin) para a trilha sonora do espetáculo LOVE. Aqui, a gente confere “Albatross”, a faixa instrumental lançada pelo Fleetwood Mac em 1969 no disco English Rose, que teria inspirado Sun King.

3 comentários:

Valdir Junior disse...

Não sabia que "Albatross" do Fleetwood Mac tinha sido inspiração para "Sun King", realmente tem o mesmo clima.

O Mago de Id disse...

Esses betles era uns chupoes mesmo!

Unknown disse...

Eu já conhecia Albatroz. Quando ouvi Sun King já sabia que uma tinha sido inspirado na outra, só não sabia qual era qual.