sexta-feira, 3 de março de 2017

ALISTAIR TAYLOR - UM CARA GENTE BOA

James Alistair Taylor nasceu em 21 de junho de 1935 em Runcorn, Inglaterra. Ele foi o assistente pessoal de Brian Epstein e era quem estava com ele quando foram ao Cavern ver os Beatles pela 1ª vez em 9 de novembro de 1961. Anos depois, Taylor se tornaria Gerente Geral da Apple Corps, por um período curto. Em Runcorn, Taylor serviu na Força Aérea Real e trabalhou em vários empregos como importador de madeira e depois, estivador num cais de Liverpool. A oportunidade da sua vida surgiu no dia que fez uma entrevista com Brian Epstein para um trabalho como vendedor na NEMS. Brian gostou tanto dele tanto que le decidiu oferecer-lhe um emprego como seu assistente pessoal. Alistair Taylor, também teria inventado a história sobre o jovem Raymond Jones que um dia teria entrado na loja de Brian para pedir "My Bonnie" com os Beatles (mas isso é outra postagem). O fato é que os Beatles decolaram mesmo depois dessa história.
Quando viu os Beatles pela primeira vez em ação no Cavern, a impressão de Taylor não foi muito boa: "horrível... aqueles quatro rapazes no palco, vestidos com calças de couro preto, jaquetas pretas, fumando, bebendo e fazendo barulho...", mas também disse que "... eles eram carismáticos e emocionantes" e "achei que eles eram sensacionais". Como assistente pessoal de Brian Epstein, Taylor testemunhou momentos cruciais da carreira dos Beatles e esteve presente na assinatura do primeiro contrato deles com seu novo empresário. Em 1962, Taylor trabalhou para a Pye Records por algum tempo, e se mudou para Londres (antes dos Beatles), devido à asma de sua esposa. Em 1963, Taylor retornou a NEMS para trabalhar como gerente geral recebendo £ 1.000 por ano.
Carinhosamente, os Beatles lhe apelidaram de "Sr. Fixit" por sua capacidade de encontrar soluções para todas as suas necessidades. Por exemplo: comprar cigarros; contratar serviços de limousines; elaborar planos mirabulosos para os Beatles fugirem das fãs após os shows; organizar as viagens de férias, etc. Também foi consultor de John Lennon para a aquisição da propriedade Dorinish Island (Irlanda) por £ 1,550. Foi ele tambem que negociou a compra de High Park, a fazenda escocesa, de Paul. Alistair alugou o ônibus de Magical Mystery Tour e providenciou a pintura. Foi ele também que correu atrás dos direitos autorais de todas as figuras que apareceram na capa de Sgt. Pepper's e providenciou a troca do dinheiro para a mal sucedida compra da ilha grega de Leslo em julho de 1967.
Em dezembro daquele ano, poucos meses desde a morte de Brian Epstein, em agosto, John Lennon chamou Taylor para trabalhar como "Gerente Geral" para a Apple. Foi durante este período que Taylor apareceu no famoso anúncio para promover a Apple na contratação de novos artistas. Desenhado por Paul, o anúncio mostrava Taylor como "banda de um homem só". O anúncio foi publicado na New Musical Express e Rolling Stone. Apareceu uma avalanche de candidatos.
Em "Revolution 9", a voz de Taylor pode ser ouvida desculpando-se com George Martin e suplicando perdão por não trazer-lhe uma garrafa de claret. Durante o último concerto dos Beatles, em 30 de janeiro de 1969, no alto do prédio, Alistair estava entre as pessoas na rua. Quando Allen Klein se apossou dos negócios dos Beatles, Alistair foi demitido da Apple junto com mais 16 membros da equipe.
Depois de anos prestando trabalhos para os Beatles, Taylor foi recrutado por Dick James após deixar a Apple. James estava lançando um novo cantor e achava que tinha grande talento. Era Elton John e Taylor trabalhou na promoção dos seus primeiros álbuns. Em 1973, Taylor e sua esposa Lesley Mudaram-se para Darley Dale, em Derbyshire e compraram uma casa de 200 anos de idade. Era para ser sua casa durante os próximos 30 anos ou mais. Mais tarde, Alistair trabalhou em em um hotel antes de se aposentar. Participou de várias convenções de fãs dos Beatles pelo mundo todo e sempre esteve presente no rádio e na TV inglesa. Em meados de 1990, Taylor criou uma empresa para promover um novo grupo chamado SMOKE que contou com Matt McKenzie (bateria e backing vocal), Jo Wadeson (guitarra & vocais) e Sam Sexos (guitarra e backing vocals). A firma fechou as portas depois de a banda se separou. Em 1998 ele apareceu em um documentário que fazia parte da série de TV britânica Arena , no episódio: The Brian Epstein Story: The Sun Will Shine Tomorrow. Tapes de uma entrevista de 1996 foram usados em um documentário da BBC "I Was There When The Beatles Played The Cavern", em 2011. No teatro, Taylor fez a peça "From Cavern to Rooftop" na qual ele falou sobre suas memórias com interlúdios com músicas dos Beatles. Também gravou uma série de seis fitas de áudio com esse mesmo título. Alistair também foi autor de dezenas de livros sobre os Beatles e Brian Epstein.
AlistairTaylor morreu enquanto dormia em Chesterfield, Derbyshire, em 9 de Junho de 2004, após uma pneumonia devastadora. Sua mulher, Lesley, morreu em outubro do mesmo ano, após o início de um câncer. Estavam casados desde 1959.

2 comentários:

João Carlos disse...

A saída dele da Apple, a forma como se deu e o desinteresse dos Beatles, foi melancólica. Klein dominou mesmo o cérebro daqueles três e Paul, afinou.

Valdir Junior disse...

Ele viu tudo de camarote.