sexta-feira, 24 de março de 2017

PAUL McCARTNEY É ENTREVISTADO PELA BBC

O último álbum de Sir Paul McCartney dos anos 80, Flowers in the Dirt, é considerado como um dos melhores da década e um dos melhores de sua carreira. Ele se uniu com novos músicos, novos produtores e um novo parceiro de composição, sob a forma de Elvis Costello para produzir o álbum que inspirou sua primeira turnê mundial em 10 anos. Agora, como o disco é re-lançado, completado com demos inéditas, Sir Paul fala com Matt Everitt, da rádio BBC 6 Music, sobre a colaboração com Costello, Kanye Oeste e Michael Jackson - e por que ele nunca trabalhará com alguém melhor do que John Lennon. McCartney também revela que está trabalhando em um novo álbum com o produtor de Adele, e como ele acha que seu legado musical será.
Você aprende algo de cada pessoa com quem você colabora?

Minha coisa com a colaboração, é que eu sei que eu nunca vou ter um colaborador melhor do que John Lennon. Isso é um fato. Então eu não tento escapar dele. Eu só sei que não há nenhuma maneira que eu possa encontrar alguém agora que vai escrever coisas melhores comigo do que escrevi com John. Mas tendo dito isso, estou interessado em trabalhar com outras pessoas, porque eles trazem sua própria coisa particular. Se você está pensando em alguém como Stevie (Wonder), ele trabalha apenas fazendo algo em seus teclados. Você o convida para jantar, ele aparece 10 horas mais tarde, porque ele estava mexendo no teclado. Ele é um monstro musical e um gênio, é isso que você aprende com ele. Com Michael Jackson, nós nos sentamos e eu toquei algumas notas no piano e nós fizemos uma canção. Agora com Kanye (Oeste), eu não tinha idéia do que iria acontecer porque eu sabia que não iria ser duas guitarras acústicas opostas uma à outra. A única provisão que eu disse a todos, foi: 'Olha, se eu sentir que isso não funciona, então simplesmente não contaremos a ninguém. Kanye quem? Não trabalhei com ele’. Eu apenas contei a Kanye várias histórias que me inspiraram musicalmente. Um deles era como a canção ‘Let It Be’ chegou, que foi através de um sonho que tive em que eu tinha visto minha mãe, que tinha morrido 10 anos antes. Eu disse isso a Kanye, porque ele tinha perdido sua mãe. Então, ele escreveu uma música chamada Only One quando eu estava apenas dedilhando em torno do piano. Então ele pegou a melodia, eu coloquei os acordes e o estilo e foi assim que aconteceu.
Você entrou em Flowers In The Dirt sentindo como se fosse um pouco de um reset?
Eu acho que sim. Estou apenas cuidando da minha família, e então chega um ponto onde eu penso, 'OK, eu tenho algumas músicas. Eu deveria ficar ocupado, eu deveria gravar isso.Devemos sair em turnê. Está na hora'. E foi isso que aconteceu naquela época. Alguém ugeriu que eu trabalhasse com Elvis Costello como uma parceria e parecia é uma boa idéia. Eu pensei: 'Bem, ele é de Liverpool, ele é bom' - o que ajuda - e nós temos um monte de coisas em comum e então eu pensei, 'Bem, isso poderia funcionar'.
Foi escrever tipo “olho no olho”? Dois violões, espelhando um ao outro?
Há um milhão de maneiras de escrever, mas o jeito que eu sempre costumava escrever com John era um em frente um do outro, ou em um quarto de hotel nas camas de solteiro, com um violão apenas olhando um para o outro. Ele inventaria algo, eu inventaria algo e acabaríamos por nos separar. A coisa agradável para mim é ver John lá, ele sendo destro, eu sendo canhoto, me sentia como se estivesse olhando no espelho. Obviamente, deu certo. Então essa era uma maneira que eu tinha aprendido a escrever e era a maneira que eu gostava de escrever e Elvis estava muito feliz de trabalhar assim. Então foi como uma repetição desse processo.
Tenho que te perguntar sobre Chuck Berry. Obviamente um grande herói musical de vocês. Como ele era? Você trabalhou com ele?
Eu não trabalhei com Chuck. Eu o conheci. Ele veio a um de nossos shows quando estávamos tocando em St. Louis, sua cidade natal, e ele veio nos bastidores. Foi ótimo conhecê-lo e apenas ser capaz de dizer-lhe que era eu era um fã. Quando eu penso em Liverpool antes dos Beatles, quando éramos todos apenas crianças aprendendo a guitarra com os sonhos do futuro, de repente ouvimos essa pequena coisa, ‘Sweet Little Sixteen’. Nunca ouvimos algo assim, e quando ‘Johnny B. Goode’ apareceu e todas as suas canções fantásticas, Maybellene, todas essas músicas sobre carros, adolescentes, rock 'n’ roll, foi muito emocionante.
Olhando para a onda de homenagens que se seguiram à morte de Chuck Berry, você já se perguntou como você vai ser lembrado?
Sabe, acho que todos pensam sobre isso, mas logo tiram da sua cabeça. Eu faço isso. Não costumo ir muito a fundo. E é engraçado, eu lembro de John, uma vez, preocupado se ele seria bem lembrado. E eu disse, ‘olhe para mim, você será muito lembrado. Você fez tantas coisas boas. De forma alguma alguém vai esquecer de você. Você foi ótimo’, mas foi engraçado. Ninguém pensava que John teria insegurança sobre isso. Mas acho que as pessoas costumam ter. Você pensa que vão pegar seus piores trabalhos e falar deles, ou vão pegar suas melhores criações, não sei. Felizmente, isso não vai importar, porque eu não estarei aqui. Mas eu quero cavalos pretos, pessoas chorando, bebendo [risadas]. Não, eu não me preocupo com isso.
E o que vem por aí? Está trabalhando em um novo álbum?
Estou fazendo um novo álbum que é muito divertido. Estou trabalhando com um produtor que eu trabalhei pela primeira vez há dois anos em uma música para um filme de animação. Desde então, ele passou a trabalhar com Beck e conseguiu álbum do ano. Em seguida, ele passou a trabalhar com Adele e acaba de receber a canção do ano, o recorde do ano, e acabou de produtor do ano. É um grande cara chamado Greg Kurstin e ele é ótimo para trabalhar. Então sim, eu estou nisso, fazendo o que eu amo fazer. Como diz Ringo: "É o que fazemos".

Um comentário:

Valdir Junior disse...

Ele tem razão, porque se preocupar se ele não vai mais estar aqui. Alem do mais, ele foi um Beatle e compus musicas maravilhosas, só isso já garante um legado eterno para ele. Daqui a duzentos anos estão estudando Os Beatles como ainda estudam Mozart.