quarta-feira, 22 de março de 2017

GEORGE HARRISON - I ME MINE - MY SWEET LORD

A editora Genesis Publications acaba de relançar a luxuosa biografia de George Harrison, I Me Mine, publicada originalmente em 1980. A nova edição, igualmente luxuosa e cara, saiu em fevereiro, com alguns bônus: 53 fotos raras e algumas atualizações no texto, feitas por Olivia Harrison e Derek Taylor. Capa e envelope especial do designer Sheperd Fairey. A nova “I Me Mine” foi ampliada para 632 páginas e novas 59 músicas são mencionadas. Assim como a original, saiu em edição limitada (1000 cópias), mas em 2017, dependendo da repercussão, também poderá ganhar edição popular. Lançada em 1980 (pela própria Genesis, relançada em edição popular no ano seguinte pela Simon & Schuster), será dividida em 2 partes: a primeira é a sua história de vida, em suas próprias palavras, com observações de Olivia e Derek; na segunda parte, virão as letras de um total de 141 músicas com folhas líricas escritas à mão fielmente reproduzidas em cores. I ME MINE de George Harrison tornou-se a primeira de algunas colaborações entre o fundador da Genesis Brian Roylance e George. Em conversa com seu amigo e ex-assessor de imprensa dos Beatles, Derek Taylor, e em comentários em primeira pessoa que acompanham suas músicas, as próprias palavras de Harrison contam tudo, desde sua educação em Liverpool até a Beatlemania, sua espiritualidade e filosofia. Uma curiosidade sobre o lançamento original é o fato de John Lennon ter se declarado muito magoado com as “omissões propositais” do seu nome, já que ele não fora citado nenhuma vez na biografia – uma injustiça provocada, provavelmente, por mágoas dos tempos passados. Aqui, a gente confere o que o próprio Harrison disse sobre a polêmica "My Sweet Lord".
http://cdn.mos.cms.futurecdn.net/
"Eu fui inspirado a escrever ‘My Sweet Lord’ depois de ouvir a versão dos cantores de Edwin Hawkins de ‘Oh Happy Day". Eu pensei muito sobre se deveria fazer "My Sweet Lord" ou não, porque eu estaria me comprometendo publicamente e achei que muitas pessoas poderiam se sentir estranhas sobre isso. Muitas pessoas temem as palavras 'Senhor' e 'Deus' - as deixa zangadas por alguma estranha razão. O ponto era, eu estava colocando meu pescoço na corda porque agora eu teria que viver acima de algo, mas ao mesmo tempo eu pensei, 'Ninguém está dizendo isto; Eu gostaria que outra pessoa estivesse fazendo isso. Você sabe, todo mundo vai na onda' - Ok, pode ser bom dançar, mas eu era ingênuo e pensei que deveríamos expressar nossos sentimentos uns aos outros - não os suprimir e mantê-los em volta. Bem, era o que eu sentia, e por que eu deveria ser falso comigo mesmo? Eu vim a acreditar na importância de que se você sentir algo forte o suficiente, então você deve dizê-lo. Eu não estava consciente da semelhança entre 'He’s so fine’ e 'My Sweet Lord’ quando eu escrevi a canção era mais como um improviso, embora quando a minha versão da canção saiu e começou a fazer sucesso, muitas pessoas começaram a falar sobre essa semelhança e foi então que eu pensei: 'Por que eu não percebi?'. Teria sido muito fácil mudar uma nota aqui ou ali, que não afetaria o registro da gravação. Na indústria de gravação, há "canções" e "discos" - de qualquer maneira eu pensei que o som geral do disco era tão importante quanto as palavras ou melodias - a atmosfera realmente. Eu queria mostrar que 'Halleluja' e 'Hare Krishna' são exatamente a mesma coisa. Eu fiz as vozes cantando 'Halleluja' primeiro e depois a mudança para 'Hare Krishna' para que as pessoas estivessem cantando o Maha Mantra - antes que percebessem o que estava acontecendo! Eu já estava cantando "Hare Krishna" há muito tempo e essa música era uma simples ideia de como fazer um pop ocidental equivalente a um "mantra", que repete uma e outra vez, nomes sagrados."

2 comentários:

João Carlos disse...

Dá mais desânimo e animação uma notícia dessa. Só de pensar que pra chegar traduzido e com o preço razoável aqui em Banânia vai durar uns 5 anos. Se vier!

Valdir Junior disse...

Esse livro é um dos meus sonhos de consumo. Não entendo o por que de, pelo menos uma versão mais simples, não ter saído no Brasil até hoje.