Grande parte de Sgt. Peppers foi escrita enquanto o álbum era gravado, com John e Paul pescando ideias do que estivesse acontecendo ao redor. Hunter Davies estava com Paul em uma dessas ocasiões - quando o Beatle deparou com a frase que se tornaria a base de “Getting Better”. “Eu caminhava por Primrose Hill com Paul e sua cadela Martha”, diz ele. “Estava um dia claro, ensolarado — a primeira manhã com cara de primavera desde que o ano começara. Pensando no tempo, Paul comentou: ‘Its getting better.’ (‘Está melhorando’.) Ele queria dizer que a primavera estava chegando, mas começou a rir. Quando eu perguntei o que tinha acontecido, ele respondeu que tinha se lembrado de uma coisa.”
A frase remeteu Paul ao baterista Jimmy Nicol, que, em junho de 1964, se tornara um beatle por um curto período, substituindo o adoentado Ringo em uma turnê. Nicol era um músico experiente, tendo trabalhado com os Spotnicks e os Blue Flames de Georgie Fame, mas teve que aprender a ser beatle da noite para o dia. Convocado por George Martin em 3 de junho, conheceu John, Paul e George naquela tarde e, na noite seguinte, já estava no palco com os três em Copenhague. Uma semana depois, em Adelaide, depois de apenas cinco shows, Nicol recebeu seu cachê junto com um “presente de aposentadoria”, um relógio de ouro. “Depois dos shows, John e Paul iam falar com Jimmy Nicol e perguntar como ele se sentia”, diz Davies. “Tudo o que Jimmy respondia era ‘Está melhorando’. Era o único comentário que conseguiam arrancar dele. Acabou virando uma piada. Sempre que os garotos pensavam no Jimmy, pensavam no ‘Está melhorando’.”
Depois da caminhada por Primrose Hill, Paul voltou para casa em St. Johns Wood e ficou repetindo a frase enquanto tentava achar uma melodia no violão. Depois foi para a sala de música desenvolvê-la no piano com um tom estranho, que sempre parecia desafinado. “John apareceu naquela noite”, lembra Davies. “Paul sugeriu que compusessem uma canção chamada ‘Its Getting Better’. De tempos em tempos, eles escreviam individualmente, mas, na maioria das vezes, um fazia metade de uma canção e o outro terminava. Foi como aconteceu com essa. Paul tocou para John o que ele tinha criado e eles finalizaram juntos.”“Getting Better” provou-se um exemplo interessante de como um podava os excessos do outro quando trabalhavam juntos. O otimismo do refrão de Paul, em que tudo está melhorando por causa do amor, é contrabalançado pela confissão de John de que já fora rebelde na escola, um jovem revoltado e um agressor para a esposa. Quando Paul canta que as coisas estão sempre melhorando, John entra com “It can’t get no worse. (Não tinha como piorar)". Perguntado sobre a canção anos depois, John admitiu que se referia a suas tendências agressivas. “Eu acredito sinceramente na paz e no amor. Sou um homem violento que aprendeu a não ser violento e se arrepende da sua violência.” Fonte: “The Beatles – Todas as músicas – Todas as letras – Todas as histórias” – Steve Turner
2 comentários:
Não podia ser melhor.
Nem piorar.
Postar um comentário