domingo, 6 de agosto de 2017

EDUARDO KOBRA INAUGURA PAINEL DE LENNON EM BRISTOL

A mensagem de paz mundial e plena eternizada por John Lennon na cancão Imagine, lançada no álbum de mesmo nome em 1971, ganhou nesta semana uma versão multicolorida e gigante em Bristol (Inglaterra). O mural de 16 metros de altura por 16 metros de largura com o olhar marcante do músico britânico foi concluído no dia 1º pelo artista brasileiro Eduardo Kobra, após sete dias de intenso trabalho que consumiu cerca de 300 latas de spray.Kobra viajou a Bristol a convite do UpFest – The Urban Paint Festival, considerado o maior evento de arte urbana da Europa. Durante uma semana, artistas de Street Art de todo o mundo pintaram suas obras em muros do bairro de Bedminster. O desenho do brasileiro foi feito na principal parede do evento. "Eu já havia pintado Lennon na exposição que fiz em Roma, com dez personalidades que contribuíram para a paz e a arte no mundo, e em Wynwood, Miami, no mural Give Peace a Chance e pensei muito antes de optar pelo mesmo tema. Mas por que não recorrer ao mesmo ‘personagem icônico’ se a intolerância, a falta de diálogo e a guerra continuam recorrentes no mundo? O olhar de Lennon ainda é atual. E olhar para a mensagem de Lennon permanece fundamental”, diz Kobra.Se estivesse vivo, o ex-beatle estaria complentando 77 anos este ano. A música Imagine está no segundo álbum do cantor, lançado três anos após o anúncio oficial do fim da maior banda de rock do planeta. A letra fala de um mundo utópico, sem guerras, sem ganância e sem fome. O objetivo do compositor era despertar a irmandade e a solidariedade entre as pessoas. Lennon foi assassinado por um fã em dezembro de 1980. Para completar uma obra tão grande e tão representativa em apenas uma semana, Kobra trabalhou das 8h às 21h todos os dias. Kobra aproveitou algumas horas livres para visitar os murais do grafiteiro Bansky, nascido em Bristol, espalhados pela cidade. “Bansky é o artista que mais admiro. Tem um trabalho simples e, ao mesmo tempo, incrível e revolucionário. E é também um mito, porque consegue se manter como uma figura anônima mesmo em um mundo onde todos têm um celular para tirar fotos e rapidamente compartilhar nas redes sociais”, afirma Kobra.O passeio por Bristol impressionou o artista brasileiro. “É a capital da street art e também a Capital Verde da Europa. É um lugar belíssimo e a rua é um grande museu”, diz Kobra, que nasceu no bairro do Campo Limpo, na zona Sul de São Paulo.

4 comentários:

Marcelennon disse...

Esse olhar melancólico do John, meio que instigando a gente a ir adiante, ainda me comove profundamente... É uma das grandes imagens do Rock, para mim.
Um abraço Beatlemaníaco à todos!

Evandro disse...

sensacional!

Unknown disse...

Comenta-se que "Imagine", impactou muitos dos envolvidos e que apoiavam o regime Militar brasileiro, minimizando um pouco as torturas das vítimas deste regime autoritário aqui no Brasil

Edu disse...

Magnífico! Para dizer o mínimo.