terça-feira, 8 de agosto de 2017

O DIA QUE OS BEATLES ATRAVESSARAM A RUA

No dia 8 de agosto de 1969, uma sexta-feira, os Beatles atravessaram a faixa de pedestres que existe até hoje quase em frente aos estúdios de Abbey Road, em Londres. Seis fotos foram feitas pelo fotógrafo escocês Iain Macmillan e a escolhida foi transformada na capa do último disco gravado pela banda há 48 anos atrás, o álbum Abbey Road.
John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr atravessaram o cruzamento de zebra seis vezes, indo e voltando. Seis cliques do obturador. Apenas seis fotografias e a sessão terminou. Três quadros que mostram o cruzamento dos Beatles da esquerda para a direita e três que caminham da direita para a esquerda. A mesma ordem em cada um dos seis quadros - John Lennon na frente, de branco, depois Ringo Starr de preto, Paul McCartney cinza (os três em ternos Tommy Nutter) e depois George Harrison trajando jeans Denim. A quinta foto de um total de seis, que mostrava todos seguindo para a direita, foi escolhida para ser a capa do álbum. Somente a foto. Sem nome do disco, sem nome da banda e nem logotipos de gravadoras.
O homem por trás da câmera que fotografou os Beatles naquele dia quente de agosto foi o fotógrafo escocês Iain MacMillan, então com 31 anos. Ele trabalhou com Yoko Ono em 1966, incluiu uma fotografia dela em "The Book of London", uma coleção de fotografias suas publicadas naquele ano. Ela então encomendou a Iain para documentar sua exposição na galeria Indica de Londres e, como resultado, Iain foi apresentado a John Lennon, estabelecendo a conexão com os Beatles. Então, veio o convite para fotografar a capa do próximo álbum. Paul McCartney já havia desenvolvido o conceito inicial da foto, e em uma reunião com Iain, discutiram os primeiros esboços de Paul.
A foto da capa seguiu rigorosamente o esboço desenhado por Paul, no qual ele esmiuçou a futura foto em vários planos. No dia e na hora marcados um policial especialmente contratado interrompeu o trânsito. Macmillan colocou uma escada portátil no meio da rua, subiu alguns degraus e preparou-se para disparar sua câmera Hasselblad equipada com uma lente grande angular de 50 milímetros. Ajustou a abertura em f22, a velocidade em 1/500 e confiou em seu filme Kodak Vericolor VPL 6013. Fez apenas seis fotos, com os Beatles caminhando para a direita e para a esquerda pela faixa de pedestres.
Feitas as seis fotos, Macmillan decidiu fotografar uma placa de sinalização na esquina da Abbey Road com a Alexandra Road. Irritou-se profundamente quando, ao disparar a câmera, percebeu que uma garota de vestido azul havia cruzado a frente da objetiva. Mais tarde, foi exatamente essa a imagem escolhida para a contracapa do álbum que, finalmente, recebeu o nome simples de Abbey Road, o último gravado pelos Beatles. O álbum foi lançado no Reino Unido em 26 de setembro de 1969 e estreou no número 1. A imagem da capa tornou-se um ícone, uma das fotos mais conhecidas da história e tornou a faixa de pedestres de Abbey Road, a mais famosa do mundo. A fotografia trouxe consigo uma série de histórias sobre a “morte” de Paul McCartney – mas essa é outra história.

Durante sua vida, Iain MacMillan produziu e assinou uma série de impressões em cores das fotografias da sessão, feitas com os mais altos padrões de arquivo das transparências originais. Iain faleceu em 8 de maio de 2006 de câncer. Nota: a maioria das outras fotos dos Beatles tiradas nesse dia, são de Linda McCartney.

2 comentários:

Edu disse...

Às vezes, chega a ser impressionante como tudo que envolve os Beatles, envolve magia. Somente 6 fotos e uma é perfeita! Ainda hoje conheço fotógrafos que gastam filmes inteiros em busca de uma única foto e não conseguem. Mágica pura!

Edu disse...

Esse vídeo ficou duca! Pena que faltou o finalzinho.