sábado, 7 de março de 2020

JOHN LENNON NO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM EM SP - EXPOSIÇÃO DE BOB GRUEN CHEGA FINALMENTE AO BRASIL


A exposição das sensacionais fotos de John Lennon feitas por Bob Gruen, estreia esta semana no Museu da Imagem e do Som. Não haveria lugar com nome mais apropriado.
O fotógrafo americano Bob Gruen e suas fotos maravilhosas de John Lennon durante a década de 70, já estiveram e apareceram aqui dezenas de vezes. Na próxima sexta-feira 13, a primeira do ano, o Museu da Imagem e do Som abre a exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen. A mostra é composta por 160 fotografias, incluindo trinta revelações originais do fotógrafo conhecido por retratar os mais diversos ídolos do rock. A entrada custa 20 reais e pode ser adquirida na unidade do Jardim Europa ou no site e aplicativo SymplaBob Gruen é o autor da maioria das melhores fotos de John Lennon nos seus anos de Nova York. Também é responsável por outras tantas e icônicas fotografias de outros grandes astros do Rock e também do Punk.
Bob Gruen nasceu em Nova York em 1945 e muito cedo se interessou pela fotografia por influência de sua mãe, mas foi nos anos 1960 que começou a trabalhar como fotógrafo de verdade registrando shows e festivais. Fotografou desde Elvis aos Sex Pistols, os Ramones, Debbie Harry, Eric Clapton, Jerry Garcia, Led Zeppelin, Chuck Berry, KISS, Elton John, The New York Dolls, Patti Smith, The Clash, Blondie, David Bowie, Yoko Ono, Joe Strummer, The Who, Madonna, Bob Marley e tantos outros que não caberiam aqui. Além de ser o fotógrafo preferido de John Lennon e Yoko Ono. Ele que fotografou o casal de 1971 a 1980, descreveu o músico como "muito incrível, muito carismático, muito fundamentado, muito divertido de se estar". Algumas das fotos mais famosas de Gruen são de Lennon em Nova York, a cidade que ele escolheu para amar e ser livre.
Bob Gruen conheceu os Lennon logo que chegaram à Nova York e pelo seu jeito tímido e pouco invasivo, acabou se tornando um amigo próximo do casal ao qual fotografou ao longo de toda a década.
Sem dúvidas, a foto mais famosa de John Lennon feita por Bob Gruen é a que ele está com os braços cruzados, óculos escuros, uma camiseta onde se lê "NewYork" e o cabelo ao vento. Sobre essa foto Gruen disse: “John Lennon me pediu que viesse para o Penthouse Aptº no lado leste de Nova York para fazer umas fotos para a capa do seu álbum ‘Walls And Bridges’. Depois de tirar uma série de retratos para a capa do disco, tiramos mais algumas fotos informais para usar para a publicidade. Perguntei-lhe se ele ainda tinha a camiseta da cidade de Nova York que eu tinha dado a ele um ano antes e ele foi colocá-la e então fizemos essa foto”.
Gruen também fotografou Lennon na Estátua da Liberdade em meio a uma batalha de deportação entre Lennon e o governo dos EUA em 1974. Passados mais de 45 anos, essa imagem de Lennon exibindo o sinal de paz na frente de Lady Liberty continua sendo uma das fotos mais icônicas já tiradas do ex-Beatle.
Gruen diz que não tem uma lembrança favorita do tempo que passou com Lennon, mas disse que a sessão de fotos na Estátua da Liberdade "foi um dia muito especial ". "Mas", continua ele, "eram todos muito especiais".
Quando perguntado sobre onde estava quando soube que Lennon havia sido baleado em 8 de dezembro de 1980, ele lembrou que havia fotografado Lennon apenas alguns dias antes de ser morto por Mark David Chapman. "Eu estava no quarto escuro desenvolvendo essas fotos quando recebi um telefonema", disse ele.

Sobre a relação de John Lennon e Nova York, Bob Gruen diz: "Ele gostava de estar em Nova York pela mesma razão que todo mundo. Você tem muita liberdade em Nova York e alguns dos melhores restaurantes, teatro, arte, museus, vida... Nova York apenas atrai uma tremenda quantidade de talento. Nova York permitiu a Lennon muito anonimato; as pessoas não o incomodavam ou o perseguiam pelo quarteirão para um autógrafo. Você sabe, os nova-iorquinos têm uma atitude muito de viver e deixar viver, e acho que ele certamente gostou disso".

Como já foi dito lá em cima, a exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen será  aberta na próxima sexta-feira 13, no Museu da Imagem e do Som. A entrada custa 20 reais e pode ser adquirida na unidade do Jardim Europa ou no site e aplicativo Sympla. O Baú do Edu deseja todo o merecido sucesso a Bob Gruen e espero que ele leve boa impressão desse país de merdas. Tomara que apareça algum patrocinador forte que traga a exposição também aqui para Brasília e outras tantas cidades que, tenho certeza, se sentirão embevecidas por recebê-la. VIVA JOHN LENNON! FOREVER, ATÉ O FIM!