terça-feira, 3 de março de 2020

A HISTÓRIA DO TOURO FERDINANDO - MUNRO LEAF


Um dos mais queridos livros infantis, O Touro Ferdinando, de Munro Leaf, foi publicado em 1936 e conta a história de um touro espanhol cujo único desejo é ficar em paz embaixo de uma árvore de cortiça e sentir o perfume das flores. Mas um dia, quando está deitado na relva fresca, Ferdinando é acidentalmente picado por uma abelha. Mordido, bufando enraivecido e arrastando os cascos no chão, é avistado por alguns batedores que estão viajando, explorando o território em busca dos animais mais malvados e ferozes, e em êxtase com aquela sorte inesperada imediatamente transportam o feroz animal para a Plaza de Toros de Madri. A imagem do temível Ferdinando, o Feroz, provoca medo no coração de picadores, bandarilheiros e matadores; mas quando Ferdinando entra na arena e avista as deslumbrantes flores nos cabelos de todas aquelas damas adoráveis, fica tão encantado com as fragrâncias que emanam em sua direção que simplesmente senta e se recusa a fazer qualquer movimento. O indignado matador dispensa Ferdinando de forma desonrosa e manda que seja enviado para casa. "Até onde eu sei", diz o autor, "ele continua sentado embaixo de sua árvore de cortiça favorita, simplesmente sentindo o perfume das flores. E está feliz”.
É animador saber que "O touro Ferdinando" tenha sido traduzido para sessenta línguas e é um dos livros infantis mais vendidos de to­dos os tempos. E ele poderia ter servido como uma bíblia para aquelas dezenas de milhares de pessoas que se reuniram em São Francisco no Verão do Amor de 1967 - momento que teste­munhou a declaração de John Lennon em "I Am the Walrus”: "I am he as you are he as you are me and we are all together”. Se, por acaso, chegasse ao Human Be-In - a Reunião das Tribos que aconteceu no Golden Gate Park pouco antes naquele ano, na qual Timothy Leary teria dito pela primeira vez a frase “Turn on, tune in, drop out”, "Se ligue, sintonize, caia fora”-, Ferdinando estaria com os chifres enfeitados de flores, can­tando "All You Need Is Love” junto com todos. Com certeza o John Lennon que cantou o inspirado verso “Don’t need a sword to cut through flowers” (Não é preciso uma espada para cortar flores) em “Whatever Gets You Thru the Night” não pensaria em desembainhar a espada e, com os braços abertos, teria dado a Ferdinando as boas-vindas ao aglomerado humano. Trecho do livro "John Lennon, Yoko Ono e eu" de Jonathan Cott - 2013.
Munro Leaf criou e escreveu a história do touro pacífico em uma única tarde, em 1935, sob encomenda do ilustrador Robert Lawson. Em 1938, a Walt Disney Company adaptou o romance com sucesso para o curta-metragem Ferdinand the Bull, que lhe rendeu o Oscar na categoria, e é o que a gente confere mais embaixo.

Blue Sky Studios lançou um longa animado baseado no livro em 2017, Ferdinand, que a gente confere o trailer ainda mais embaixo. Valeu, abração! Um beijo para a Juju e o pequeno Eric.

Nenhum comentário: