quarta-feira, 11 de março de 2020

THE BEATLES - BABY, YOU’RE A RICH MAN! ✶✶✶


Esta é uma das músicas menos lembradas dos Beatles e que, às vezes, parece até meio perdida entre os tantos sucessos que eles gravaram. “Baby, You're A Rich Man”, assim como “A Day In The Life”, foi a junção de duas canções inacabadas que foram costuradas para criar a faixa, que começa com a parte de John Lennon, originalmente intitulada “One Of The Beautiful People", e muda de marcha para o refrão “rich man” de Paul McCartney. "Beautiful People” era um termo que se aplicava aos hippies modernos que, com seus cabelos compridos, seu amor livre e suas drogas, criaram uma alternativa para a sociedade “careta”. Eles não mediam o uso da palavra “lindo” (beautiful) em suas conversas para descrever qualquer coisa que aprovassem. “No fundo da minha cabe­ça, em algum lugar... tem algo que me diz que tudo é lindo”, declarou Paul, chapado, em uma entrevista ao International Times em janeiro de 1967. Em 1967, São Francisco era vista como a cidade das pessoas lindas porque foi lá que o movimento hippie aflorou e teve projeção na mídia pela primeira vez, e também foi lá que os primeiros happenings psicodélicos e as primeiras “reuniões tribais” ao ar livre aconteceram.
Mesmo tendo se apresentado na cidade em 1964, 1965 e 1966 (quando fizeram seu último show), os Beatles só conse­guiram explorá-la em 1967. Paul foi o primeiro a visitá-la, quando apareceu em um ensaio do Jefferson Airplane e tocou violão.
George Harrison foi o próximo, em 8 de agosto, quando foi ao Haight Ashbury, distrito de São Francisco onde surgiram os jornais underground, os posteres de arte psicodélica, as comunidades, os locais para consumo de drogas e as legiões de gente exótica na rua. A irmã de Pattie, Jenny, estava moran­do na região. “Você é o nosso líder, George”, um hippie gritou quando o Beatle passou pela esquina da Haight com a Masonic, ao lado de Pattie, Neil Aspinall e DerekTaylor. “Você sabe das coisas”. Harrison ficou surpreso com a reação daqueles que lhe entregavam flores, poemas, posteres e drogas. “É você que deveria estar se lideran­do. Vocês não devem seguir líderes - eu ou qualquer outro”, ele disse aos seus futuros seguidores. Quando chegou ao parque, Harrison sentou na grama, com os hippies, ouviu a música de outras pessoas e depois começou a cantar a novíssima “Baby, You’re A Rich Man’’, dos Beatles, que havia sido lançada originalmente como lado B de "All You Need Is Love" em 7 de julho de 1967 na Inglaterra e em 17 de julho de 1967 nos EUA.
Alguns estudiosos afirmam que a letra esteja relacionada, pelo menos em parte, com o gerente dos Beatles, Brian Epstein. De fato, foi alegado que Lennon cantou “Baby you’re a rich fag Jew” (Baby, você é um judeu rico e bicha) no estúdio. A gravação de “Baby, You’re A Rich Man’’ curiosamente esparsa foi concluída em uma única sessão em 11 de maio de 1967. Aconteceu no Olympic Sound Studios, em Barnes, Londres, entre 21h00 e 03h00 da madrugada. "Baby You're A Rich Man" foi a primeira música dos Beatles gravada e mixada completamente longe dos estúdios da EMI em Abbey Road. John Lennon tocou um claviolino, um teclado monofônico de três oitavas que foi acelerado para dar um efeito de oboé. Ele também tocou piano e cantou os vocais principais e de apoio, juntamente com McCartney e Harrison. Paul McCartney também tocou baixo e piano, George Harrison contribuiu com a guitarra e Ringo Starr tocou percussão. Eddie Kramer, um engenheiro da sessão, também tocou um vibrafone. Mick Jagger estava presente na sessão, e uma das caixas de fita anotou seu nome ao lado dos Beatles, sugerindo que ele também cantou backing vocals durante os refrões posteriores. Mais tarde, Lennon e McCartney retibuiriam o favor fazendo backing em "We Love You" dos Stones. “Baby, You’re A Rich Man’’ foi produzida por George Martin e teve Eddie Kramer como engenheiro.
Posteriormente, naquele mesmo ano, “Baby, You’re A Rich Man’’ foi incluída na versão americana do Magical Mystery Tour. Esta música foi usada no filme Yellow Submarine, mas não foi incluída no álbum original com a trilha sonora. Só foi aparecer quando o álbum foi reeditado em setembro de 1999. Além do single com "All You Need Is Love" do lado A, Magical Mystery Tour e Yellow Submarine Songtrack, “Baby, You’re A Rich Man’’ também aparece no álbum Beatles Forever, lançado com esse nome apenas aqui no Brasil. Na Espanha e Argentina, chamou-se "Por Siempre Beatles".
E aqui, por último, a gente confere um "Mash Up" bem interessante de "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" e "Baby You're a Rich Man".

Nenhum comentário: