sexta-feira, 20 de março de 2020

THE BEATLES - HELLO GOODBYE - YOU SAY YES, I SAY NO - SENSACIONAL!!! ✶✶✶✶✶

"Hello, Goodbye" foi composta exclusivamente por Paul McCartney, é creditada à dupla Lennon e McCartney, e foi lançada como compacto tendo "I Am The Walrus" de John Lennon como lado B (o que muito o desagradou), em 24 de novembro de 1967 no Reino Unido e 27 de novembro do mesmo ano nos Estados Unidos, alcançando o topo das paradas em todo o mundo, sendo 1º lugar nos EUA, Reino Unido, Nova Zelândia, Canadá, Austrália e vários outros países. Também fez muito sucesso aqui no Brasil. Nos Estados Unidos, "Hello, Goodbye" foi direto para o topo da parada de singles da Billboard, permanecendo nesta posição por três semanas, e se tornou a 15ª música dos Beatles nº 1 no país. Além de ter sido lançada como single, "Hello, Goodbye" é a primeira música do lado 2 do LP Magical Mystery Tour antes de “Strawberry Fields Forever”. Apesar de estar incluída no álbum com a trilha sonora, "Hello, Goodbye" não aparece no filme. Mais tarde foi lançada nos álbuns "1967-1970", "1" e "Anthology 2".
A composição surgiu através de um exercício de associação de palavras entre Paul McCartney e Alistair Taylor, então assistente de Brian Epstein. Originou-se durante um período em que, após a conclusão do álbum Sgt. Lonely Hearts Club Band de Pepperos Beatles estavam adotando a aleatoriedade e a simplicidade como parte do processo criativo.
De acordo com Alistair Taylor, ele estava visitando Paul McCartney em sua nova casa em St. John's Wood, Londres, e perguntou ao Beatle como ele escrevia uma música. Em resposta, McCartney levou Taylor para uma sala onde havia um harmônio. McCartney começou a tocar o instrumento e pediu a Taylor para dizer o oposto de cada palavra que ele dissesse. E assim foi - preto e branco, sim e não, pare e vá, alto e baixo, olá e adeus. Tempos depois, Alistair Taylor refletiu: "Não tenho nenhuma lembrança da música. Você precisa lembrar que as melodias eram tão comuns em torno dos Beatles quanto os insetos na primavera. Alguns se tornam belas borboletas, outros secam e morrem. Eu imagino se Paul realmente inventou aquela música enquanto tocava ou se ela já estava passando pela cabeça dele".
Nos anos 90, conversando com seu biógrafo oficial, Barry Miles, Paul McCartney disse que a letra é sobre a dualidade, refletindo seu signo astrológico - Gêmeos (18/6/1942). Ele acrescentou: "É um tema tão profundo no universo, dualidade – Homem, mulher; preto, branco; ébano, marfim; alto, baixo; certo, errado – e foi uma música muito muito fácil de escrever".
Há controvérsias entre alguns biógrafos dos Beatles, sobre a data de composição da canção. Ian MacDonald diz que foi no 2º semestre de 1967, em setembro, enquanto Bob Spitz diz que foi escrita a tempo da transmissão internacional de televisão do programa Our World, em junho daquele ano. Segundo Spitz, McCartney sugeriu "Hello, Goodbye" como a contribuição dos Beatles para o programa, uma honra que foi concedida ao compositor John Lennon com "All You Need Is Love".
"Hello, Goodbye" tradicionalmente recebe uma resposta variada dos críticos de música. Enquanto alguns elogiam por suas qualidades pop clássicas, outros a consideram pouco atrevida para os “padrões Beatles” e inconsequente. Em seu livro Revolution in the Head, Ian MacDonald vê a faixa como "suavemente cativante" e comenta que sua longa permanência no número 1 na Grã-Bretanha "diz mais sobre o súbito declínio da parada de singles do que sobre a qualidade da música em si".
"Hello, Goodbye" foi gravada nos dias 2, 19, 20 e 25 de outubro e 2 de novembro de 1967. Os Beatles começaram a gravar no início de outubro de 1967, tendo como título de trabalho “Hello Hello”. Eles gravaram 14 tomadas da faixa de fundo - piano, órgão, bateria e outros instrumentos de percussão, incluindo bongôs, congas, maracas e pandeiro. Voltaram a ela um pouco mais de quinze dias depois. Em 19 de outubro, duas partes de guitarra foram adicionadas, assim como os vocais duplos de McCartney e os vocais de apoio de Harrison e Lennon. No dia seguinte, duas violas foram adicionadas. George Martin marcou os instrumentos, com base nas notas sugeridas por McCartney ao piano. McCartney adicionou sua primeira parte do baixo em 25 de outubro e outra em 2 de novembro - quando a música estava completa."Hello, Goodbye" foi produzida nos estúdios da EMI em Abbey Road. George Martin foi o produtor e teve Ken Scott e Geoff Emerick como engenheiros de som. Paul McCartney canta o vocal principal duplicado, faz backing vocals, toca piano, baixo, bongô e conga; John Lennon faz backing vocals, toca guitarra e órgão Hammond; George Harrison faz backing vocals e toca guitarras rítmica e solo; e Ringo Starr toca bateria, maracas , pandeiro, e também faz backing vocalsA última parte da gravação, em que os Beatles repetem "hela, hey, aloha", surgiu espontaneamente no estúdio ("aloha" é uma forma de cumprimento afetuoso no Havaí).
Para encerrar, no dia 10 de novembro de 1967, os Beatles se reuniram no Saville Theatre em Londres, um teatro alugado por Brian Epstein desde 1966, para fazer um filme promocional de "Hello, Goodbye". Acabaram fazendo três filmes diferentes. No primeiro, usavam suas roupas de Sgt. Pepper’s para se apresentar em frente a um cenário psicodélico. Um corte mostrou o grupo vestindo seus ternos sem colarinho de 1963, e algumas belas dançarinas locais com saias de palha para o que foi chamado de “Maori finale”. O segundo filme também foi uma performance, embora os Beatles usassem suas roupas cotidianas - ainda que elaboradas. Nesta versão, o bumbo de Ringo Starr exibia o conhecido logotipo dos Beatles 'drop-T', enquanto no primeiro ele estava ausente. E o terceiro foi composto por outtakes dos dois primeiros, além de imagens de John Lennon dançando o Twist. Aqui, vamos conferir apenas a versão final, remasterizada e em alta resolução. E isso é tudo, pessoal!
Resultado de imagem para hello goodbye - O BAÚ DO EDU

5 comentários:

roque22 disse...

18/06 e não 19/06. Faço aniversário no mesmo dia do Gênio Paul.

Edu disse...

Vige Maria! Foi mal... já está consertado. Valeus!

Edu disse...

Aproveitando, na minha opinião, é mais provável que Ian MacDonald esteja certo e não Bob Spitz sobre a data da composição.

Ivan Silva disse...

Inesquecível define!

Edu disse...

Valeu, Ivan!