quarta-feira, 8 de abril de 2020

JOHN LENNON - ISOLATION - SENSACIONAL!!!✶✶✶✶✶✶✶


É impressionante como algumas músicas de 30, 40 e mesmo 50 anos atrás, se mostram mais atuais do que nunca nesses dias tão difíceis de confinamento nessa luta contra o coronavírus. É o caso de "Isolation", composta e gravada por John Lennon em 1970 e que aparece em seu primeiro álbum solo oficial “John Lennon / Plastic Ono Band” lançado em 11 de dezembro daquele ano.
Na época, Lennon se sentia desiludido com a fama e para onde sua vida estava indo, com o fim dos Beatles, os ataques constantes que ele e Yoko Ono estavam enfrentando, bem como a insegurança aguda e a dúvida levantada pelo seu extenso uso de drogas. "Isolation" revela alguns desses sentimentos de vulnerabilidade do artista, apesar de sua fama e fortuna.
A letra começa afirmando que, embora ele e Yoko Ono pareçam ter tudo, estão tão solitários e isolados quanto todos os outros. O segundo verso se concentra no ativismo político do casal, que muitos se opõem e gera ainda mais isolamento. O terceiro generaliza ainda mais a situação. Lennon reconhece que as pessoas que causaram sua dor não podem ser culpadas, uma vez que somos todos parte do mesmo mundo irracional e, portanto, vítimas da insanidade do mundo. Antes de observar que o ouvinte não é o culpado. O quarto e último verso coloca os medos das pessoas entre si e até com o sol no contexto de um universo em que o sol é permanente, mas nosso mundo pode não durar muito.
"Isolation" foi gravada nos estúdios da EMI em 6 de outubro de 1970, Lennon fez uma dupla faixa de seus vocais para a seção intermediária, que foram cortados de cada lado em estéreo. A parte do órgão da música é ouvida mais claramente imediatamente antes dos versos finais. Uma tomada de "Isolation", incluindo uma tentativa de quebra, pode ser ouvida na box John Lennon Anthology"Isolation" foi produzida por John Lennon, Yoko Ono e Phil Spector. Da gravação, participaram John Lennon que canta, toca piano e órgão Hammond; Klaus Voormann que toca baixo e Ringo Starr que toca sua bateria. Além de ser a quinta e última faixa do lado 1 do LP, "Isolation" também foi o lado B do single “Mother”.

Nenhum comentário: